O chef Hélio Loureiro abraçou o projeto da Pinto Lopes “Viagens com Autores”. O chef vai dar assistência aos viajantes que vão de Oslo às ilhas Lofoten, na Noruega, onde vão participar na pesca do bacalhau e prepará-lo.
Hélio Loureiro é natural do Porto, onde frequentou a Escola de Hotelaria e Turismo, e é grande conhecedor da história e cultura gastronómica portuguesa, na qual o bacalhau tem tanta relevância. Esse mote leva-o a desenvolver esta viagem a um país onde o bacalhau é também de grande importância, a Noruega, que tem vindo a estabelecer uma série de normas para regular uma pesca sustentável e ecológica.
A viagem segue de Oslo para Bergen, onde está o Museu Fram, que homenageia os grandes exploradores do ártico, movendo-se em seguida para as ilhas Lofoten, onde os viajantes subirão a bordo de um barco rumo ao mar Norueguês para aprender e aplicar as técnicas de pesca do “fiel amigo” bacalhau, um elemento fundamental na economia norueguesa e na gastronomia portuguesa. A visita às ilhas prossegue pelas fábricas de preparação e secagem do bacalhau e de preparação do salmão, também abundante naquelas águas, culminando num jantar que será preparado pelos viajantes numa autêntica “aula” dada pelo chefe Hélio Loureiro.