O projeto “OtimO – Otimização dos processos de produção de Ouriço-do-mar”, centrado no desenvolvimento de um modelo inovador de produção aquícola de ouriço-do-mar, foi o grande vencedor do Prémio Inovação Expo Fish Portugal, na categoria "Inovação e Investigação".

O Prémio Inovação Expo Fish Portugal, sob o mote «Inovação e investigação ligada ao setor alimentar do mar», é um concurso de ideias, aberto a estudantes do ensino superior e start-ups.

A 2.ª edição da Expo Fish, organizada pela Docapesca, teve como principal objetivo contribuir para a internacionalização e promoção das atividades ligadas ao sector da pesca e da comercialização de pescado, bem como atividades ligadas ao setor. A iniciativa contou com a presença de 85 importadores, oriundos de 37 mercados internacionais, e com a realização de 240 reuniões B2B.

O projeto “OtimO”, desenvolvido na Figueira da Foz pelo Laboratório MAREFOZ, da Universidade de Coimbra, está integrado na Estratégia UC MAR - Transferência de Conhecimento ao Serviço da Economia do Mar, da Universidade de Coimbra, e é um modelo inovador de produção aquícola de ouriço-do-mar (Paracentrotuslividus).

Também o projeto “ALGADEPUR - Aquicultura Multi-trófica Integrada como veículo de sustentabilidade: Utilização de macroalgas para depuração de efluentes” esteve na corrida, tendo sido classificado como finalista do Prémio Inovação ExpoFish.

O  projeto, também desenvolvido pelo Laboratório MAREFOZ visa contribuir para a gestão sustentável dos recursos por via da utilização do sistema IMTA no tratamento das águas existentes na aquicultura, de modo controlado e sustentável, valorizando os produtos locais.

Ambos os projetos, “OtimO” e “Algadepur”, foram cofinanciados pelo MAR 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEAMP – Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, no âmbito da Estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária, DLBC/Costeiro – Pescas Mondego Mar, gerida pela AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego.

 

Para ficar a conhecer melhor, estes e outros projetos, desenvolvidos pelo Laboratório MAREFOZ ou por outro Centro de I&D da Universidade de Coimbra, no âmbito da estratégia UC MAR, clique aqui.