O Mercado do Bolhão, no Porto, recebe, a 25 e 26 de novembro, a Melting Gastronomy Summit.

A cimeira internacional de gastronomia vai reunir 11 chefs nacionais e internacionais para apresentar receitas, produtos e participar em eventos especiais.

Nuno Castro (Fava Tonka) e Renato Cunha (Ferrugem), André Magalhães (Taberna da Rua das Flores) a cozinhar com Francisco Alves, produtor de suínos de raça alentejana, o jornalista Edgardo Pacheco e a oleóloga Ana Carrilho, do Esporão, a fazer uma prova de azeites com sobremesas, são alguns exemplos das atividades.

Convidados estrangeiros, como o Projeto A.Mar, do Brasil, trazem a sustentabilidade para a mesa com os seus enchidos de peixe, e os chefs espanhóis Edu Pérez (Tohqa) e Juanlu Fernández (Cañabota), mostram os dotes como especialistas dos frutos do mar na região da Andaluzia.

 

A cargo do enólogo Carloto Magalhães, cada prato apresentado contará com a harmonização de um vinho, onde se destacam, por exemplo, no dia 25, o pairing de caldo verde da Natalie Castro, do Isco, com um Vinhas Do Côa 2020, a feijoada dos chefs Nuno Castro e Renato Cunha com um Quinta Vale de Fornos Touriga Nacional 2016, assim como a carne de porco à alentejana do chef André Magalhães acompanhada pelo Riso Reserva Tinto 2014.

No segundo dia, a gamba branca andaluza com brasa de videira e gordura de vaca do chef Edu Pérez será harmonizada com Quinta Vale de Fornos Branco 2019, as tripas de mero do trio do Cañabota, em Sevilha, são servidas com um Cabeça Burro Branco reserva 2021. Para terminar, a sopa de peixe do chef Vasco Coelho Santos estará em prova com o Palato Branco Reserva 2020.

Os visitantes terão a oportunidade de interagir com reconhecidas figuras do setor e irão provar as especialidades preparadas na cozinha montada na galeria do mercado.

https://meltinggastronomysummit.com/schedule-multi-speaker/

Informações Gerais

Local

Galeria do Mercado do Bolhão

R. Formosa, 4000-214 Porto

Horário

Sexta-feira, 25 nov | 12h00 – 19h15

Sábado, 26 nov | 12h00 - 18h00