O Festival Italiano regressa, entre os dias 20 e 26 de setembro de 2022, ao Cais de Gaia para mais uma edição onde a cultura transalpina estará em destaque.

Com entrada livre, o cartaz do evento promete sete dias de experiências culturais, culminado com o Campeonato Português de Pasta e o Campeonato Português de Pizza.

Com vista para o rio Douro, há música, gastronomia, cinema e dança com as bandas “Anonima Nuvolari”, “Ginga a Milanesa” e “Nico Farruggia Trio”. Além do cinema - está prevista a exibição do “La Vita é Bella” e “Pinocchio” - , há atuações de DJ´s italianos, workshops e showcookings gratuitos, shows de pizza acrobática e danças típicas como a “Tarantella”.

A 23 de setembro, os mais pequenos poderão confecionar as suas próprias pizzas num workshop exclusivo às mãos dos elementos da Seleção Portuguesa de Pizzaiolos e, no sábado, dia 24 de setembro, podem concorrer no Troféu Júnior. Tudo com devida caraterização, visto que estarão animadoras no local a realizar pinturas faciais. Haverá exposição de vespas motorizadas e de fotografias que representam “Il fascino dell'Italia”.

festivalitaliano2

A 7ª edição do Campeonato Português de Pizza acontece na segunda-feira, dia 26 de setembro, onde irão a competição as categorias Pizza Napoletana S.T.G., Pizza Clássica, Pizza Romana, Pizza Dolce e Pizza Acrobática. Será também apresentada a nova categoria: Pizza and Port Wine com foco na harmonização da pizza com o vinho do Porto. O vencedor da mesma irá representar Portugal no Campeonato Internacional All Stars Pizza Antonio Mezzero Trophy.

Na 2ª edição do Campeonato Português de Pasta, domingo, dia 25 de setembro, os concorrentes irão demostrar o seu talento com pasta fresca ou seca, reunindo assim os melhores mestres pizzaiolos/chefs portugueses.

O júri é composto por Sergio Miccú, Presidente da Associazione Pizzaiuoli Napoletani, Michele Mezzero, Presidente da Associazione Sapori Italiani, Antonio Mezzero, Campeão Mundial de Pizza, Duilio Eric Girotto, Campeão Mundial na categoria Pizza Acrobática e elemento do painel do Trofeo Caputo, Paolino Bucca, Tricampeão Mundial na categoria Pizza Acrobática, Chef Cordeiro, Chef Manuel Almeida e Chef António Vieira.

O Festival Italiano não esquece, também, as entidades e associações de Vila Nova de Gaia, tendo estendido convites de participação à Associação de Mareantes do Cais de Gaia, Amigos do Solar Condes de Resende - Confraria Queirosiana, Academia Sénior de Gaia, Vespa Clube de Gaia e Grupo Folclórico Tradições do Baixo Douro, estando presentes na programação geral.

festivalitaliano1

Michele Mezzero, Presidente da Associazione Sapori Italiani, adianta que este evento “será um reconhecimento da arte e paixão dos pizzaiolos, bem como um incentivo à formação constante e certificação das pizzarias. Ação iniciada pela Associazione Pizzaiuoli Napoletani in Portogallo, com continuidade dada pela Associazione Sapori Italiani, que certifica não só pizzas, mas também pasta e gelato” e relembra que “durante os dias do evento serão comercializadas pizzas, pastas, risotos e gelados artesanais. A pizza, estrela do evento, será, como manda a tradição, em forno a lenha.”

O Festival Italiano é uma organização conjunta entre a Associazione Sapori Italiani e a Câmara Municipal de Gaia, assumindo-se, assim, como a grande celebração da cultura transalpina.