Uma pesquisa realizada pela plataforma de reservas The Fork, mostra que, no Verão, mãos de 90% dos portugueses frequenta restaurantes no período de férias.

O TheFork revela que 92% dos portugueses não hesita em responder que vai mais a restaurantes nesta altura do ano por maior comodidade (54%) e maior disponibilidade (33%). A maioria opta por desfrutar destes momentos em família (47%), seguindo-se a presença do/a companheiro/a (27%) e dos amigos (21%).

Ir a restaurantes nas férias é um programa que acaba por preencher bastante a agenda dos inquiridos: 40% faz 5 ou mais refeições por semana, enquanto 26% fica-se pelas 3 refeições. No que diz respeito aos dias da semana, 58% não tem uma preferência especial, embora a sexta-feira e o sábado continuem a ser os mais procurados.

O jantar é a refeição favorita (71%) e o tempo que se gasta no restaurante situa-se essencialmente nas 2 horas (70%). Quando estão de férias, os consumidores confessam-se mais relaxados, acabando por não olhar tanto a horas para as refeições – é isso que fazem 66% dos portugueses, ao passo que os restantes adotam o mesmo horário do resto do ano.

Os restaurantes junto à praia são os eleitos para a maioria dos clientes (72%), com o tempo quente a fazer com que 86% prefira sentar-se na esplanada ao invés de no interior. A proximidade com o mar poderá ser uma das razões para a dieta piscitariana ser a mais ambicionada (50%), logo seguida da carnívora (34%).

Apesar de tudo, o aspeto mais valorizado no momento de escolher um restaurante continua a ser a relação qualidade-preço (76%), além do tipo de cozinha (55%) e do facto de ter esplanada (31%).

Analisando o fator orçamental, mais de metade dos inquiridos (51%) pretende gastar menos de 25€ por pessoa, percentagem que desce para 44% quando se trata de pagar entre 25€ e 49€. Ainda assim, grande parte dos portugueses não está tão preocupada com os preços quando vai a um restaurante nas férias: 52% dá mais importância à experiência em si e 32% confessa que se permite a algo mais exclusivo nessa altura.

Com a esmagadora maioria das pessoas a optar por restaurantes independentes (97%) face a redes de restaurantes, as inclinações gastronómicas dos clientes centram-se na cozinha tradicional portuguesa (56%). Também com alguma expressividade, os sabores internacionais são os eleitos por 20% dos participantes do estudo, que, nesse sentido, dão primazia à cozinha italiana (48%) e japonesa (27%).

Do ponto de vista da inovação e tecnologia, metade dos inquiridos já prefere o método digital quando falamos da escolha da ementa e do método de pagamento, refletindo o aceleramento da digitalização da indústria.

TheFork Summer

Este ano será lançada a primeira edição do TheFork Summer, que terá lugar entre 1 de julho e 4 de setembro. Através desta iniciativa, os restaurantes ganham visibilidade e ocupação e os clientes (os habituais e os novos), poderão usufruir de promoções entre 30%, 40% 50%.

TheFork, uma marca do Tripadvisor®, é uma plataforma de reservas de restaurantes online que opera na Europa e Austrália.

 

Com BAR Ogilvy