Para assinalar o Dia Mundial do Chocolate, que se celebra a 7 de julho, a Nestlé fez um balanço das tendências de consumo, benefícios para a saúde e planos para o futuro do cacau.
“Uma das maiores tendências no consumo de chocolate em Portugal é a procura cada vez maior por produtos com um maior teor de cacau, o que está relacionado com a preocupação crescente dos consumidores a nível nutricional e que justifica a aposta na oferta de produtos neste segmento de chocolate preto”, destaca Bruno Martiniano, Business Development Manager Confectionery & Food da Nestlé Portugal.
Saber de onde vem o que se come e de que forma é produzido também passou a ser importante para os consumidores. A isso, a marca respondeu com as tabletes de chocolate preto 70% e 80% de cacau Nestlé® Les Recettes de L’ Atelier®, compostas por apenas três ingredientes e com um processo de torrefação a baixa temperatura para manter o sabor mais próximo da fava de cacau.
“Esta preocupação a que assistimos por parte dos consumidores a nível da nutrição e da saúde é, de facto, cada vez mais notória. De uma forma genérica, o chocolate, em concreto o cacau, apresenta várias propriedades que podem ter benefícios para a saúde, nomeadamente na saúde cardiovascular, mas também do ponto de vista da concentração e até do humor. Além disso, fornece vitaminas do complexo B e minerais como o fósforo e o magnésio, importantes, por exemplo, para a formação e saúde dos ossos e dentes”, refere Ana Leonor Perdigão, Nutricionista da Nestlé Portugal. “Desta forma, o chocolate pode trazer benefícios para a saúde e bem-estar desde que consumido de uma forma moderada e ajustada ao estilo de vida e aos gastos energéticos de cada indivíduo”, conclui a nutricionista.
Entre as inovações mais recentes da marca estão o KITKAT® Vegan ou do KITKAT® Pops para partilhar, assim como novas variedades em LION®: Blond ou White.
O futuro do cacau
Garantir a continuidade da existência de chocolate de qualidade e sustentável é o grande objetivo da Nestlé, que desenvolveu o Nestlé Cocoa Plan junto das Comunidades, de forma a garantir melhores colheitas, melhor qualidade de vida e melhor cacau [Better farming, better lives and better cocoa].
“Costumamos dizer “To make great chocolate, you need great cocoa”, e é precisamente por isso que até 2025 temos o objetivo de que todo o cacau utilizado na produção dos nossos chocolates seja 100% obtido de forma sustentável. Nestes mais de 10 anos de Nestlé Cocoa Plan, já foram investidos mais de 220 milhões de euros, que resultaram em quase 15 milhões de cacaueiros distribuídos, 114 mil produtores formados, 53 escolas construídas ou remodeladas e onde cerca de 70% do nosso cacau já provém deste programa”, afirma Bruno Martiniano.
Através deste programa, a Nestlé trabalha junto dos produtores de cacau no desenvolvimento de melhores técnicas de cultivo; procura proporcionar-lhes uma melhor qualidade de vida, incluindo as suas famílias, onde o acesso à educação das crianças e a emancipação das mulheres é cada vez maior. Além disso, pretende que seja eliminado o trabalho infantil da cadeia de abastecimento e que exista transparência de todo o processo de produção do cacau.
As marcas
Nestlé; Nestlé Extrafino, Nestlé Dark, Nestlé Les Recettes de L’ Atelier, Crunch, Milkybar, KitKat, Lion e Toffee Crisp são algumas das marcas da Nestlé. Já se falarmos em snacks, há Smarties, os bombons Caja Roja, os After Eight e a Quality Street.