A 25 de janeiro, pelas 19h00, a Casa de Santa Maria, em Cascais, recebe o evento Robert Burns – A Burns Night in Cascais, que celebra a Escócia e um dos seus poetas.

O evento junta a Câmara Municipal de Cascais, através do Cascais Food Lab, em parceria com o Mestrado em Inovação em Artes e Ciências Culinárias da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e com o apoio da St. Andrews Lisbon Society.

O jantar, com lugares limitados, terá rituais tradicionais da Escócia. Os participantes poderão degustar o Haggis com um twist e o Haggis original, uma mistura de fígado, coração e pulmão de ovelha, triturados e cozidos com aveia e vários temperos dentro do estômago da ovelha. Não irá faltar o Scotch whisky a acompanhar.

Durante o jantar será apresentado o poeta e a sua obra, por Carlos Oliveira Santos, com momentos de interpretação pelo Teatro Experimental de Cascais e pelo Conservatório de Música de Cascais.

Robert Burns foi um poeta escocês muito amado e celebrado. Na sua obra contemplou o sério, o romântico e o cómico. Faleceu com 37 anos, em 1796, mas o seu impacto na literatura jamais foi esquecido pelos escoceses. Um ano após a morte, amigos do poeta reuniram-se para lhe fazerem uma homenagem e foi assim que começou a tradição da Burns Night. No ano seguinte a data da celebração passou para 25 de janeiro (nascimento do poeta), e esta passou a ser uma noite onde não faltam um jantar, whisky e poesia e gaita de foles.

O jantar faz parte do ciclo “Cultura à mesa”, que pretende dar a conhecer as tradições culturais e gastronómicas dos países que têm expressão em Cascais, através das várias comunidades de residentes estrangeiros. 

 As Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. podem realizar-se junto do Cascais Food Lab e têm o valor de 110€ / pessoa, sendo que o Dress Code é o Creative Black Tie with tartan.