A fábrica de cerveja Nortada, do Porto, foi distinguida com Ouro, Prata e Bronze no Barcelona Beer Challenge, destacando-se entre 232 cervejeiras de todo o mundo e os seus respetivos 1167 produtos.
A medalha de ouro foi atribuída à Quadrupel (Belgian Dark Strong Ale), a medalha de prata à Cherry Bomb, uma sour com adição massiva de cerejas, e a medalha de bronze foi para a Wee Heavy, de estilo escocês.
Pedro Mota, CEO da Nortada, comentou a propósito destes prémios conquistados em Barcelona, que “esta é uma distinção extremamente importante para a marca e expressa um grande reconhecimento pelo trabalho da nossa equipa. O seu peso é ainda mais relevante dado que o Barcelona Beer Challenge tem lugar numa das cidades com maior interesse por cerveja artesanal. O facto de termos sido distinguidos em diferentes cervejas, provenientes de escolas cervejeiras distintas, sinaliza a nossa versatilidade e este sucesso do projeto 12 meses, 12 cervejas confirma a nossa forte vocação para a inovação. É sem dúvida um marco para a Nortada, mas também para o país e para todos aqueles que lutam diariamente para democratizar a cerveja artesanal”.
O CEO da Nortada declarou ainda que “quando lançamos a ideia no fim de 2019 sabíamos que não seria fácil pensar nos estilos, receitas, processos produtivos e cronogramas, mas esta é uma das realidades desafiantes que a cerveja artesanal proporciona. Trata-se ainda de por vezes ter de improvisar e de acreditar na liberdade criativa. Foi um grande desafio trabalhar com ingredientes inusitados, estilos pouco conhecidos, alguns estilos clássicos, mas com um toque diferente, bem como estudar e usar processos produtivos históricos e pouco adotados no dia de hoje. Tudo isso aconteceu em alinhamento com as estações do ano, escolas e estilos cervejeiros, drinkability, preferência do público, frutas de época, entre outros”.
As três cervejas medalhadas fizeram parte do projeto “12 meses, 12 cervejas”, com o qual a cerveja Nortada começou o ano de 2020, numa produção orientada pelos Mestres Cervejeiros Diana Canas e Ramón Garcia. Para a elaboração dos rótulos destas novas cervejas, a Nortada contou igualmente com o contributo de doze artistas, um por cada edição.