O Festival da Abóbora vai decorrer de 28 a 30 de outubro, no Pavilhão Multiusos da Atalaia, na Lourinhã. Exposições, workshops, mostras e concursos gastronómicos fazem parte do programa. A iniciativa, organizada pela União de Freguesias Lourinhã e Atalaia, tem como objetivo divulgar e distinguir a abóbora, que tem vindo a potenciar a economia local ao longo dos últimos anos.
Pedro Margarido, presidente da Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia, explica o evento: “O Festival assume três componentes essenciais, que se complementam entre si: a produção da abóbora, com as suas técnicas e práticas culturais; o conjunto das iniciativas lúdicas promovidas para a interação com os visitantes; e a vertente do envolvimento dos agentes culturais, guardiões dos valores tradicionais da comunidade.”
“Queremos honrar os produtores locais, criando a possibilidade de, numa competição saudável, mostrarem a qualidade da sua capacidade produtiva e das condições naturais da região, através dos seus expositores e dos vários concursos que iremos promover”, conclui o responsável.
Este ano, destacam-se a realização de dois concursos nacionais: “Concurso Nacional das Abóboras” e o “Concurso Nacional de Doces de Abóbora”, que visam premiar as maiores e mais criativas abóboras e as melhores receitas feitas à base deste fruto. Para mais informações sobre os regulamentos consultar http://festivaldaabobora.pt/o-festival/concursos/
No âmbito do evento, decorre também a Semana Gastronómica da Abóbora, de 22 a 30 de outubro, com a participação dos restaurantes locais que vão preparar diversas receitas que terão a abóbora como ingrediente principal.
O evento tem início marcado para as 10h00 do dia 28, sexta-feira, com a abertura das exposições para os alunos das escolas da freguesia. A cerimónia oficial de abertura realiza-se neste dia às 18h00 com a presença do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vicente Medeiros. Irá decorrer ainda o Concurso de Doçaria com a entrega dos prémios, no mesmo dia.
No sábado, dia 29, os participantes têm a oportunidade de assistir às Jornadas Técnicas sobre Agricultura e Cultura da Abóbora, que se caracterizam pela componente profissional e técnica e ainda visitar os campos de produção.
No dia 30 de outubro será apresentada a torta gigante com doce de abóbora que conta com o apoio de várias pastelarias da região. As receitas das vendas da mesma revertem a favor de associações de âmbito social da freguesia.
A edição deste ano vai contar com várias atuações musicais, entre as quais do Rancho Flores de Maio e do Grupo Cantares de Música Popular Portuguesa da Zambujeira e Serra do Calvo, no dia 28; do Grupo Típico Vozes do Povo e Grupo Vozes do Tempo, no dia 29 e no dia 30 do Rancho Folclórico As Moleirinhas e o acordeonista Rodrigo Maurício.