O restaurante Adega, no Vila Vita Parc, no Algarve, vai receber no dia 9 de outubro, pelas 20h00, o primeiro jantar do ciclo “Vine & Dine”, um novo conceito que combina gastronomia e vinhos em experiências com produtores nacionais e internacionais.
A sessão inaugural contará com a Niepoort como convidada especial e a presença de Dirk Niepoort, que partilhará histórias e curiosidades sobre os vinhos apresentados. O jantar reunirá 16 vinhos de referência harmonizados com um menu de oito momentos, criado pelo chef Alípio Branco, especialmente desenvolvido para esta ocasião.
“O Vine & Dine é mais do que um jantar — é uma celebração sensorial. Em cada momento será servida uma dupla de vinhos, um português e outro internacional, permitindo comparar e valorizar a excelência dos vinhos nacionais ao lado dos melhores do mundo”, explica Augusto Brumatti, Head Sommelier do Vila Vita Parc.
Com apenas 20 lugares disponíveis, o jantar propõe uma experiência gastronómica e vínica imersiva. Entre as combinações previstas destacam-se o Rissol de Berbigão e Cenoura Algarvia com Niepoort Água Viva 2018 e Champagne Geoffroy 2017, o Pica Pau de Atum com Niepoort Quinta de Baixo VV 2018 e Chablis Premier Cru 2018, o Lombo de Novilho à Portuguesa com Niepoort Ximena Vinha Alta 2021 e Vosne-Romanée 2022, e o clássico Pudim Abade de Priscos, servido com Niepoort Colheita 2003 e Barbeito & Niepoort Os Mestres Reserva Especial.
O jantar tem o valor de 300 euros por pessoa, com reserva obrigatória através do website do Vila Vita Parc ou do email
O ciclo “Vine & Dine” prossegue com novas sessões já agendadas. No dia 15 de outubro, será a vez da Bodegas Vega Sicília, representada pela diretora-geral Zita Rojkovich. A 7 de novembro, o destaque recai sobre a Sandeman, numa noite dedicada ao Vinho do Porto com a presença de Georges Sandeman. O encerramento, a 28 de novembro, trará a Domaine de la Romanée-Conti a Portugal pela primeira vez, num jantar em parceria com a família Niepoort, que promete ser um dos momentos mais aguardados do ciclo.