A 14 de dezembro marca-se o sétimo aniversário dos restaurantes LOCO (1* Michelin) e Euskalduna Studio (1* Michelin). Para marcar a efeméride, os respetivos chefs trocam de lugar, marcando o fim do ciclo de 7 jantares comemorativos.
Alexandre Silva assume a cozinha do Euskalduna Studio, no Porto, e o chef Vasco Coelho Santos assume a cozinha do LOCO, em Lisboa. Os ingredientes são os mesmos, as preparações decorrem em simultâneo mas o resultado fica à mercê da técnica e da criatividade de cada chef e das suas equipas, que o acompanham nesta troca de cenários entre amigos, para celebrar o 7º aniversário de ambos os restaurantes.
“Depois de ter partilhado grandes experiências no LOCO, com nomes como João Rodrigues, Henrique Sá Pessoa, Poul Andrias Ziska, Alex Atala, Christian Bau e Zaiyu Hasegawa, é com muito entusiasmo que, desta vez, entrego por completo a cozinha do restaurante a alguém que admiro, que confio e que sei que vai culminar estas celebrações com muita qualidade. E é também com respeito, responsabilidade e amizade que levo a minha equipa para o Euskalduna Studio e preparo aquele que será um menu especial, que celebra os sete anos deste grande espaço”, comenta o chef Alexandre Silva.
“Esta aventura só podia ser vivida entre dois colegas e amigos, que se respeitam e que confiam inteiramente no trabalho um do outro. Ambos temos a nossa personalidade bem vincada e sabemos o que queremos na cozinha, mas estamos abertos a novas experiências e a alguma ‘dose de loucura’, que nos motiva a preparar estes menus e a assumir os riscos de um território desconhecido”, acrescenta o chef do LOCO.
"O aniversário do Euskalduna é sempre uma data especial para nós e, este ano, queremos celebrar com alguém que tanto eu como a minha equipa admiramos. O Loco e o Alexandre são uma referência para nós desde o primeiro dia e nunca tínhamos tido a oportunidade de fazer um evento entre os dois. Este é o momento certo e estamos muito entusiasmados", adianta Vasco Coelho Santos.
"Acreditamos que o Loco e o Alexandre são os parceiros ideais para esta loucura. Vamos estar numa cidade que não é nossa com clientes que, muito provavelmente, não são os nossos habituais, e com as nossas equipas a ultrapassar este "desafio". Há muito respeito e admiração entre nós e também entre as equipas e estamos também super felizes por marcarmos o último jantar de celebração do Loco.", afirma o chef portuense.
O início de ambos os jantares está marcado para as 19h30, com os chefs a prepararem um menu de assinatura com os mesmos ingredientes, composto por 12 momentos. Os jantares terão também o valor de 240€ por pessoa, com harmonização vínica, e terão exactamente o mesmo número de lugares, limitados a 20 clientes em cada espaço.
As reservas para o jantar no Euskalduna Studio, a cargo do Alexandre Silva, devem ser feitas através do e-mail