O Grupo PBH (Portugal Best Holiday) abriu o restaurante Tasca da Memória, em Lisboa, no Bairro da Ajuda, no Wine & Books Lisboa Hotel.

O espaço visa recuperar antigas receitas e tradições culinárias, atualizando-as para o século XXI, sob a batuta do Chef Hugo Cortez Teixeira.

Numa homenagem à Igreja que se encontra ao lado do Restaurante, a Tasca da Memória pretende ser um monumento ao património gastronómico português, na sua expressão mais lisboeta. Para acompanhar cada refeição, foi criada uma carta com os vinhos das várias regiões do país.

“Com o novo restaurante Tasca da Memória pretendemos restaurar a tasca portuguesa e devolver-lhe o destaque que merece, proporcionando uma experiência gastronómica diferenciadora. A carta foi pensada ao pormenor, com diferentes pratos característicos do Norte a Sul do país, para trazermos aos nossos clientes os sabores que marcam o autêntico paladar português: dos mais simples ao mais sofisticados, todos deliciosos”, afirma Daniela Cício, administradora do grupo PBH, responsável pelas unidades Wine & Books Hotels.

O menu do jantar de consoada terá como entrada um creme de abóbora com camarão, seguido do bacalhau com batata olho-de-perdiz, couve portuguesa e ovo cozido e coxa de pato no forno com passas, terrina de legumes e batatas como pratos principais, finalizando com a aletria e Bolo Rei / Rainha. 

A 25 de dezembro, o menu de almoço de Natal contará com uma canja de pato, polvo assado no forno à lagareiro com batata assada e folhas de grelos salteados e, ainda, peru com castanhas no forno, batata assada e esmagada de ervilhas. Como sobremesa, há uma sericaia com ameixa de Elvas e Bolo Rei / Rainha.

A Tasca da Memória oferece ainda a opção de Jantar de Passagem de Ano. O menu tem uma entrada de queijo Serra da Estrela assado com frutos vermelhos e tostas de broa de milho, seguido de Lombo de pargo fresco com camarão, cremoso de batata-doce e pipocas de curgete, assim como Novilho maturado rossini, chutney de couve-roxa e rodelas de batata noisette, como pratos principais. Para finalizar, um brownie de chocolate com groselha, molho de chocolate branco e amendoim caramelizado.

Para quem não dispensa um Brunch de Ano Novo, o restaurante apresenta ainda, no primeiro dia do ano, uma oferta de pratos variados, servido em buffet até às 15 horas.

Os valores de cada refeição variam entre os 65 e os 90€ por pessoa, dependendo da ocasião.