O chef Filipe Ramalho festeja o seu quinto ano ao leme do restaurante Basilii, no Torre de Palma Wine Hotel em Monforte, com um jantar, a 23 de novembro, onde junta cinco chefs que marcaram este percurso.

João Pinto (Basilii), Gonçalo Queiroz (Origens, Évora), Michele Marques & Rúben Trindade (Mercearia Gadanha, Estremoz) e Leopoldo Garcia Calhau (Taberna do Calhau, Lisboa) juntam-se a Filipe Ramalho para criar um menu que representa o melhor de cada um.

Os pratos, que incluem a Tarte de Farinheira de Castanha da Dona Octávia com Pêra Bêbeda e o Cação e Coentros da Mercearia Gadanha, serão harmonizados com vinhos Alentejanos pelos ‘sommeliers’ Gonçalo Pires (Basilii) e Eugénia Queiroz (Origens, Évora).

“É com muito orgulho e gratidão que festejo estes cinco anos de casa no Basilii. Agradeço a oportunidade que o Torre de Palma Wine Hotel me deu. Foram cinco anos de aprendizagem, crescimento e realização profissional, com o apoio de grandes chefs e produtores locais que hoje são amigos” diz Filipe Ramalho, que descreve a sua cozinha como fine dining Alentejano.

O programa tem início às 19h15 com um “welcome drink”, seguido do jantar com Menu Festivo no restaurante Basilii às 20h00. O menu tem um preço de 70€ por pessoa, com bebidas incluídas. As reservas são obrigatórias via telefone ou e-mail.

O Torre de Palma é um hotel vínico de 5 estrelas, membro da Design Hotels. Com uma arquitetura típica do Alentejo, caiada de branco e 19 quartos temáticos, apresenta uma decoração contemporânea e tradicional.