A IKEA é o novo parceiro oficial da próxima temporada do MasterChef Portugal. A colaboração surge num ano em que a marca tem reforçado o foco nas rotinas ligadas à cozinha e ao momento de estar à mesa, enquadrado no mote “A vida acontece à mesa”.

No âmbito desta parceria, a IKEA desenvolveu três áreas estruturais do concurso: o restaurante, a zona lounge e a despensa. Estes espaços foram equipados com produtos de várias gamas da marca, selecionados pela combinação entre design escandinavo, funcionalidade e resistência, requisitos essenciais num ambiente de elevado uso diário.

A nova edição do programa integra ainda uma prova dedicada, designada “Prova IKEA”, na qual os concorrentes terão de elaborar menus adaptados a diferentes contextos.

“Estamos a viver um ano fiscal com um grande foco em Cozinhar e À mesa. Milhares de pessoas em Portugal já têm uma cozinha IKEA. Conhecem os nossos artigos, a sua versatilidade, a sua durabilidade... mas quisemos ir mais longe. Quisemos mostrar como, tanto cozinheiros profissionais como quem só cozinha por divertimento ou obrigação, encontra na IKEA a resposta às suas necessidades. Estamos a desafiar os portugueses a pousarem os smartphones e a voltarem a sentar-se à mesa. E o MasterChef é o mote ideal para continuarmos este grande movimento”, afirma Mónica Sousa, Marketing Manager da IKEA Portugal.

A parceria terá também continuidade fora do programa, com ativações previstas nas lojas IKEA e conteúdos digitais associados à nova temporada. A estreia do MasterChef Portugal aconteceu a 6 de dezembro de 2025.