A plataforma de reservas TheFork revelou, pela primeira vez, o TOP 50 dos restaurantes favoritos dos clientes portugueses.

A plataforma registou os espaços que reúnem mais reservas, apresentando uma lista cujo vencedor é o Yakuza Lisboa, seguido do Contrabando e da Cervejaria Ramiro, que, em apenas 8 meses de presença no TheFork, já é o terceiro mais reservado.

Além de deter o primeiro lugar, o Grupo Olivier conta ainda com oito restaurantes na lista dos 50 mais reservados, nomeadamente os três Guilty (Lisboa, Parque das Nações e Porto), dois Yakuza (Lisboa e Porto), um KOB (Lisboa), o SEEN (Lisboa) e o mais recente XXL, também em Lisboa. À elevada procura habitual junta-se ainda o efeito Olivier Experience by TheFork, parceria exclusiva que oferece 40% de desconto em todos os restaurantes do Chef.

A plataforma vai mais longe e, para além dos mais reservados, divulga também os mais procurados no site e os que contam com mais e melhores avaliações.

Assim, há restaurantes em destaque, não só no número de reservas, mas também no de visitas na página da plataforma, como é o caso do Contrabando (em 2º lugar do TOP 50), NoTalho (4º), Sebastião (21º), BuonaPizza (22º) e La Paparrucha (31º).

Relativamente à localização, os restaurantes lisboetas são os mais populares na hora de reservar: em 50, 34 encontram-se na capital portuguesa. Segue-se o Porto, que surge representado com 9 lugares da tabela, de que é exemplo a Casa de Chá da Boa Nova. A lista inclui ainda três restaurantes no Funchal (AVISTA – Mediterrâneo, Armazém do Sal e Espaço Funchal), dois em Cascais (Baía do Peixe e Monte Mar) e um em Almada (Kamikaze).

Quando falamos de avaliações, certas cidades destacam-se: Bragança, Viana do Castelo, Santarém e Viseu, com 40%, 30%, 20% e 20%, respetivamente. Embora contem com mais restaurantes, cidades como Lisboa, Porto e Faro não têm, comparativamente, tantos restaurantes publicados com pontuação máxima.

O dia, horário, valor e tipo de cozinha preferidos para reservar

Segundo os dados do TheFork, o dia que regista mais reservas é o Sábado (21%) e o horário eleito o jantar (67%). A plataforma revela ainda que os restaurantes com preço médio de 25€ e especializados na cozinha tradicional portuguesa (24%) são os preferidos.

Segue-se a cozinha internacional, sobretudo a japonesa e a italiana, bem como as marisqueiras, como é o caso da Cervejaria Liberdade e da Cervejaria Ramiro, ambas em Lisboa.

Os habituais descontos oferecidos pela plataforma ao longo do ano, e que muitas vezes tornam acessíveis a qualquer pessoa o acesso à restauração de luxo, também têm um papel importante na hora de reservar uma mesa. Restaurantes como Contrabando, NoTalho, Sebastião, todos em Lisboa, e Vintage Praia, em Vila Nova de Gaia, estão com 50% de desconto sobre a ementa, exceto menus e bebidas.

TheFork aumenta oferta de restaurantes

Para além da Cervejaria Ramiro, muitos são os restaurantes conhecidos dos portugueses que se têm juntado recentemente ao TheFork. É o caso dos lisboetas Tapisco, Ajitama Ramen Bistro e Italian Republic. O número de restaurantes parceiros tem, de resto, vindo a aumentar, com Portugal a ser um dos mercados que mais cresceu a nível de angariações, juntamente com a Suécia e a Suíça, ocupando assim um lugar no top 3 europeu.

Em março de 2020, o TheFork em Portugal contava com mais de 2700 restaurantes. Com a pandemia, muitos restaurantes fecharam as suas portas, desvinculando-se da plataforma. Apesar disso, o TheFork recuperou, o que se reflete nos mais de 2800 restaurantes em 2023.