O sistema Coravin, equipamento que permite beber vinho sem abrir a garrafa, prepara-se para reforçar a presença no mercado nacional com novas soluções.

A tecnologia revolucionou a forma como garrafeiras, restaurantes ou colecionadores provam os seus vinhos – sem desperdícios ou prejudicar o seu estágio natural em garrafa. O sistema permite retirar vinho de uma garrafa e preservá-lo por meses ou mesmo anos após a “abertura”. Esta é feita através de uma agulha fina e oca que é introduzida na rolha de cortiça, sem a danificar. De seguida, a garrafa é pressurizada com Árgon, um gás inerte usado no processo de produção de vinho, que permite que o vinho saia pela agulha, substituindo o espaço que este ocupava sem deixar entrar oxigénio. Assim que a agulha é removida, a rolha retoma a sua forma.

O mercado nacional é prioritário para a Coravin, Inc., pela sua “impressionante recetividade a este tipo de soluções”, afirma Paulo Cunha, diretor geral da Heritage Wines, representante e distribuidora exclusiva da marca em Portugal. “O sistema Coravin tem servido muito os interesses dos nossos clientes, sejam garrafeiras, adegas, restaurantes ou particulares. Primeiro porque permite provar o vinho durante o seu estágio, para avaliar a evolução e preservação ao longo do tempo, sem perda de qualidade, e depois porque disponibiliza ao consumidor vinhos raros, de guarda, sem que para isso seja necessário utilizar toda a garrafa – democratizando, desta forma, o acesso de todos a vinhos de exceção e, claro, rentabilizando os negócios e stocks dos pontos de venda”, acrescenta.

Entre as novidades recentes, estão os modelos da linha Coravin Timeless, com upgrade ao sistema inicial complementado por variados acessórios para facilitar e prolongar a utilização. Destaca-se o lançamento de uma edição especial e exclusiva para a época festiva – o Timeless Six+ Premium Set, em tons carvão. O PVP é de 499€, mas há descontos previstos para a Black Friday e Cyber Monday.

A esta sugestão junta-se o modelo Pivot+ Premium Bundle, uma solução mais económica que consiste na remoção da rolha e na introdução de gás para preservar o vinho, sendo que a durabilidade da garrafa vai até um mês depois de aberta – mediante a colocação de um “stopper”. Para a edição especial de fim de ano, os acessórios também foram reforçados para complementar a oferta. O PVP é de 239,99€, valor que poderá baixar durante a Black Friday e Cyber Monday.

Na lista de novidades está ainda o Coravin Sparkling™, sistema com funcionamento semelhante ao Pivot+, mas dedicado exclusivamente à indústria de vinhos espumantes e Champagne. Em Portugal as quantidades são muito limitadas e a distribuição é exclusiva da Heritage Wines.