Há um novo movimento de apoio à restauração nacional, com o apoio da Makro, da Visa e da TVI. “A vida não é para levar. É para comer aqui” dá o mote à campanha de apoio.

“Na makro, temos feito um percurso paralelo ao dos nossos clientes. Num momento em que o setor inicia uma fase de desconfinamento, lançamos este movimento, de forma a mais uma vez, tomarmos a iniciativa e chamarmos a atenção de toda a sociedade para que, juntos, consigamos alavancar este setor e contribuir para a sua recuperação a nível nacional”, comenta David Antunes, CEO da Makro Portugal.

Roble Dorronsoro, Head of MS&A da Visa para o Sul da Europa acredita que “o setor da restauração foi severamente afetado pelas medidas de contenção impostas durante o último ano. Como parte da missão da nossa empresa, a Visa deseja contribuir ativamente para a recuperação da economia, apoiando as PMEs, para que possam voltar rapidamente ao ativo. Por isso decidimos embarcar neste movimento, pois entendemos que agora, mais do que nunca, os pequenos restaurantes locais precisam de uma ajuda para prosperar.”

Estão planeadas várias ações que visam agregar todos os consumidores e pequenos estabelecimentos em torno de objetivos comuns, tais como ajudar a recuperar o setor; promover o comércio local, partilhar histórias entre consumidores e estabelecimentos, com recurso a pessoas “reais”; reaproximar consumidores, restaurantes e marcas; transformar e tornar tangível a recomendação em apoio.

“Acreditamos que, juntos, podemos fazer mais e ajudar um número ainda maior de restaurantes. Queremos usar a nossa voz e ação para mobilizar a sociedade a apoiar este setor tao importante para a economia portuguesa e que tanto tem sido impactado pela pandemia. Nos restaurantes a cultura e a comida juntam-se à mesa. E na TVI temos apoiado constantemente a gastronomia através de programas e de rúbricas em que procuramos os saberes e os sabores de cada região do nosso país. Estamos, uma vez mais, ao lado dos portugueses, a apoiar e a contribuir para reanimar o setor da restauração, um setor tão importante na construção das nossas memórias” afirma Mafalda Costa Pereira, Diretora de Comunicação do Grupo Media Capital

O Manifesto do Movimento é divulgado a partir de um filme realizado com a apresentadora Mafalda Castro e o ator Lourenço Ortigão num restaurante local e convida todos os portugueses a ajudarem o seu restaurante preferido.

O movimento nacional promove ainda a partilha de histórias relacionadas com a temática da restauração, apelando a que todos voltem aos restaurantes e aos “sabores das nossas vidas”.

Todos os conteúdos funcionarão em Televisão, Rádio, Digital, Social Media e Influenciadores e os próprios consumidores vão ser convidados a partilhar histórias, experiências e vivências relacionadas com os seus espaços de restauração preferidos.