Após o sucesso da edição inaugural, a Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes (CVRTM) regressa com a 2.ª edição do Trás-os-Montes Wine Experience, a realizar-se no dia 22 de novembro, no Hotel Vidago Palace.

O evento volta a celebrar o melhor da região, juntando vinhos de excelência e alta gastronomia num cenário de elegância e distinção.

A iniciativa contará com 21 produtores de Trás-os-Montes, que irão apresentar mais de 80 vinhos cuidadosamente selecionados. As harmonizações estarão a cargo do Chef Vítor Matos, responsável pela cozinha do Vidago Palace.

“Esta é uma seleção criteriosa que expressa a autenticidade e a riqueza de uma das regiões vitivinícolas mais genuínas do país”, afirma Ana Alves, presidente da CVRTM. “O Trás-os-Montes Wine Experience é já uma referência para o setor e um momento que reforça o carácter e a elegância dos nossos vinhos.”

O evento divide-se em dois momentos: a Prova de Vinhos, no Jardim de Inverno, entre as 16h00 e as 19h00, e o Jantar Vínico, no Salão Nobre, às 20h00, com um menu de quatro momentos criado especialmente para harmonizar com os vinhos em prova. O valor de participação é de 90 euros por pessoa, incluindo ambos os momentos, e requer reserva obrigatória através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar..

Entre os produtores participantes destacam-se nomes como Bago de Ouro, Casa do Joa, Costa Boal, Quinta de Arcossó, Valle Pradinhos, Quinta Valle Madruga e Vinho dos Mortos, entre outros.

A caminho de Lisboa

No dia 24 de novembro, o Trás-os-Montes Wine Experience ruma a Lisboa com uma Prova & Jantar a Quatro Mãos no restaurante O Nobre, onde o Chef Óscar Geadas, distinguido com estrela Michelin, se junta à Chef Justa Nobre para criar um menu inspirado nos sabores e produtos de Trás-os-Montes, harmonizado com vinhos de 12 produtores da região.

O menu inclui 14 produtos DOP e IGP, celebrando a autenticidade e diversidade gastronómica transmontana. O jantar tem um custo de 85 euros por pessoa, incluindo a prova (18h30) e o jantar (20h00), também mediante reserva obrigatória.