Da Quinta de São Luiz surgem duas referências: o Muros de São Luiz branco 2023 e o Muros de São Luiz tinto 2022.
Produzido a partir de uvas provenientes da sub-região de Cima Corgo, as uvas do Muros de São Luiz branco 2023 são cultivadas nas vinhas de maior altitude, onde a maturação é mais lenta, uniforme e homogénea.
O branco é um blend das castas Malvasia Fina (30%), Rabigato (10%), Verdelho (10%), Cercial (10%), Côdega do Larinho (7%) e Moscatel (3%). O processo de vinificação iniciou-se com o desengace total das uvas e respetivo esmagamento, utilizando-se, posteriormente, o método de “bica aberta”. A fermentação ocorreu em cubas de inox, a temperatura controlada entre os 11ºC e os 15ºC, durante aproximadamente 15 dias.
Já o Muros de São Luiz tinto 2022 é um blend de Touriga Franca (30%), Tinta Roriz (30%), Tinta Barroca (30%) e Touriga Nacional (10%). A vinificação iniciou-se, à semelhança do homónimo branco, com desengace total das uvas e posteriormente esmagamento. A fermentação decorreu em cubas de inox, durante aproximadamente 10 dias, a uma temperatura controlada de 25ºC.
O rótulo dos vinhos Muros de São Luiz, seguindo a lógica das restantes referências da marca, surge tingido de um branco rugoso, a lembrar os muros caiados da Quinta de São Luiz, mandados pintar de branco por altura da Páscoa. O apontamento celebra a história de várias gerações, de uma região feita de trabalho árduo, mas também de muita criatividade.
Os vinhos Muros de São Luiz encontram-se disponíveis em UVA Wine Shop e na grande distribuição.