Periquita, a marca de vinhos mais antiga de Portugal, lançada em 1850, acaba de renovar a sua imagem e lançar uma nova campanha multimeios.

A nova imagem de Periquita chega ao mercado em simultâneo com as mais recentes colheitas dos vinhos Periquita Branco e Rosé 2023, Periquita Reserva Branco 2023 e Periquita Reserva tinto 2022.

Sob o mote “Moderno desde 1850” o rebranding e a nova campanha pretendem homenagear os 174 anos de história da marca e reforçar a identidade e posicionamento dos vinhos Periquita.

A nova imagem é inspirada, nas primeiras edições da marca, onde é destacado o brasão, as cores e os materiais que reforçam o posicionamento da gama Periquita. No que toca a elementos visuais, no rebranding, assinado pela Omdesign, o arco surge mais pronunciado, incorporado no lettering. O brasão da Ordem da Torre e Espada, simboliza a distinção atribuída pelo rei D. Pedro V a José Maria da Fonseca em 1856, pelo Valor, Lealdade e Mérito no âmbito da indústria portuguesa. O brasão é um elemento crucial na marca José Maria da Fonseca e estava presente nas garrafas mais antigas de Periquita. No logótipo, também a origem e fundação ganham mais visibilidade.

Periquita2024

Para António Maria Soares Franco, Co-CEO da José Maria da Fonseca, “a marca Periquita é, sem dúvida, a espinha dorsal do portefólio da José Maria da Fonseca. É uma marca que tem conseguido adaptar-se ao longo dos anos com uma presença contínua, quer em Portugal como no Mundo. Vendemos para mais de 70 mercados, como o Brasil, Suécia, Estados Unidos, Canadá e toda a Europa, o que faz do Periquita um dos vinhos portugueses mais exportados. Com isto, queríamos desenvolver uma campanha que transmitisse a sua história, o legado e, acima de tudo, que refletisse a capacidade de modernização e evolução do Periquita, desde o seu primeiro dia”.

A acompanhar a nova imagem, é lançada uma campanha para promover a modernização e a evolução da marca, desenvolvida em conjunto com a agência Adagietto. A campanha teve como base do seu storytelling a ideia de que “se fizermos uma viagem no tempo, é provável que encontremos uma viagem de Periquita”.

Em termos visuais, a campanha apresenta uma estética de 1850, com uma imagem mais vintage de outros tempos, em contraste com alguns elementos modernos, criando um twist visual na campanha.