O vinho da Ervideia, o Invisível, celebra 15 anos com mais de um milhão de garrafas vendidas.
O vinho branco, feito a partir de uvas tintas, que surgiu em 2009, deu origem a uma nova categoria de vinhos que se veio a consolidar no mercado até aos dias de hoje.
Duarte Leal da Costa, Diretor Executivo da Ervideira, afirma orgulhosamente: “O Invisível tornou-se um caso de estudo no setor, pois deu origem a um novo estilo de vinho. Este novo estilo não se prende apenas com o facto de ser um ‘Blanc de Noir’- vinho branco feito a partir de uvas tintas – mas também pela particularidade que traz ao ser um vinho adequado a ser servido e apreciado a uma multiplicidade de temperaturas e em momentos tão diferentes, bem como é um vinho que agrada 100% dos consumidores, o que é um facto extraordinário. Esta característica permite ao consumidor sentir-se confortável com a sua escolha, pois na hora de o levar à mesa o efeito surpresa é constante e continuo. Ao dia de hoje, apenas em 2024, esta referência representa já 400.000€ de faturação!”.
Ao nível da produção, Nelson Rolo, Enólogo responsável pela produção do vinho, acrescenta ainda: “O que permite esta elasticidade térmica na hora de servir é a sua casta Aragonez e a tecnologia utilizada no seu processo de criação. À semelhança das edições anteriores, a vindima do Invisível é feita à noite, para haver menos luz e temperaturas mais baixas - fatores muito importantes para reduzir a oxidação e anular fermentações indesejadas”.
Uma das particularidades é ser um vinho que pode ser servido a diversas temperaturas e a acompanhar os mais diferentes pratos, desde um sashimi até a umas bochechas de porco preto.