São quatro os municípios algarvios que estão a organizar a candidatura a Cidade Europeia do Vinho que, em 2023.

Albufeira, Lagoa, Lagos e Silves procuram, conjuntamente, o estatuto, numa corrida que envolve mais duas regiões nacionais (Douro e Vale do Lima). A candidatura é defendida no Parlamento Europeu, em Bruxelas, a 15 de junho, dia em que o vencedor será anunciado pela RECEVIN, associação europeia que promove e atribui o título e que conta com mais de 600 associados.

“Algarve Golden Terroir” visa valorizar o enoturismo na região e diversificar a oferta turística. Da Comissão de Honra da candidatura fazem parte nomes como Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, José Apolinário, presidente da CCDR Algarve, a cantora algarvia Áurea, o ator Rúben Garcia, o músico Cliff Richard, embaixador do Algarve pelo mundo e um dos precursores da vitivinicultura e da oferta do produto enoturismo na região, entre muitos outros.

A programação do “Algarve Golden Terroir” destina-se a todos os públicos e toca temas como educação e disseminação de conhecimento junto dos mais novos até a uma formação qualificada dos adultos por forma a conferir competências, através das várias entidades e promotores parceiros da região, do país e do mundo. Integra eventos culturais, lúdicos e desportivos numa lógica de valorização, fortalecimento e afirmação do setor vitivinícola da região do Algarve.

A RECEVIN elegeu Aranda de Duero (Espanha) como Cidade Europeia do Vinho 2020, título que foi prolongado até 2022 devido à pandemia.