A marca de vinhos de Melgaço, Dona Paterna, vai apresentar e dar à prova o gelado de aguardente de alvarinho, resultado de uma parceria com a gelataria portuense Neveiros, durante a Festa do Espumante de Melgaço, que acontece nos dias 25, 26 e 27 de novembro.

Tem apenas três ingredientes - leite, açúcar e aguardente, na sua forma artesanal e natural. «É um gelado requintado, como a aguardente que lhe dá forma. Uma simplicidade com explosão de sabores», garante a Neveiros.

O gelado de alvarinho Dona Paterna nasce da vontade da marca em inovar e apostar em novos segmentos. No início deste ano, a marca de Melgaço arriscou, em parceria com uma produtora local – Elisangela Castro, da Sabor do Céu - na criação de um ovo da Páscoa com aguardente Dona Paterna e em bombons de alvarinho Dona Paterna.

«O alvarinho é muito versátil. Conseguimos com ele criar experiências sem que a autenticidade do seu sabor se perca. A aposta da nossa marca em novos produtos, como o foi o caso dos bombons e do ovo de Páscoa, e agora do gelado, é uma forma de potenciarmos ainda mais o valor desta nossa casta, o alvarinho. Acreditamos que assim conseguiremos chegar a um público maior e díspar.», comenta o produtor da Dona Paterna, Carlos Codesso.

«A tradição anda de mãos dadas com a criatividade nesta parceria entre a Neveiros e a Dona Paterna. Duas marcas históricas e pioneiras que prometem agora conquistar muitos fãs com esta combinação entre o sabor da aguardente, com o prazer de um gelado artesanal», refere a marca de gelados portuense.

A adega Dona Paterna situa-se na Quinta da Carvalheira, no centro da freguesia de Paderne. O alvarinho Dona Paterna nasceu da paixão de Carlos Codesso que, inspirado pelo seu pai, Manuel Francisco Codesso, desde muito novo se interessou pela viticultura. Em 1974 iniciou as primeiras plantações de alvarinho e em 1990 criou a marca de vinho alvarinho Dona Paterna.