A Quinta da Biaia, da Beira Interior, apresentou 12 novas referências de vinho e um novo visual gráfico.

 “Pretendíamos marcar o lançamento dos (primeiros) vinhos da Quinta da Biaia em que vinificamos toda a nossa produção (120 Ton), em adega autónoma, em 2019. Um desafio que esteve intimamente associado ao estabelecimento da parceria com a Vinalda, enquanto nosso distribuidor, em setembro do ano passado”, afirma Ricardo Lopes Ferro, sócio e gestor do projeto.  

Quinta da Biaia Carlos Flor Ricardo Lopes Ferro e Luis LeocadioCarlos Flor, Ricardo Lopes Ferro e Luis Leocádio

A empresa tem hoje três acionistas: duas famílias, Flor e Lopes Ferro, ligadas por amizade e pela união das propriedades constituintes da Biaia, cujos vinhos estão a cargo do enólogo Luís Leocádio, que optou pela produção biológica.

Com propriedades nas proximidades dos rios Douro, Côa e Águeda, os vinhos da Quinta da Biaia têm um perfil singular. “Privilegiamos o espírito, a frescura e acidez natural. Os nossos vinhos exprimem a nossa Terra”, adianta Luís Leocádio.  

A Quinta da Biaia tem cerca de 100 ha, sendo 29 ha de vinha, e fica situada entre as encostas de Castelo Rodrigo e a Serra da Marofa. Castelo Rodrigo está assente no extremo este da Serra da Marofa, alinhamento que atinge os 977 metros na elevação adjacente.  

A Serra da Marofa caracteriza a paisagem da Quinta da Biaia emoldurando as encostas onde estão distribuídas as vinhas. Por outro lado, constitui uma barreira natural que a protege dos ventos marítimos potenciando as desejadas amplitudes térmicas que dão origem a vinhos fortemente influenciados pela altitude e pelo clima agreste (frio, amplitudes térmicas, baixa precipitação, elevada insolação). As vinhas estão a uma altitude média de 750m dando origem a vinhos com uma forte acidez.

Imagem com o toque de Rita Rivotti

Ricardo Lopes Ferro diz: “A nova imagem, elaborada pelo atelier da Rita Rivotti, procura transmitir elementos identitários, como o conceito de vinhos de altitude com a Serra da Marofa e a cor das nossas terras argilosas e de granito amarelo”. 

Quinta da Biaia Gama

O vinho Biaia, entrada de gama, permite de forma acessível conhecer os vinhos da Quinta da Biaia, produzidos em modo de produção biológica, com assinalável frescura, mineralidade e acidez. 

A serie Quinta da Biaia – 750 pretende realçar o caracter único destes vinhos, provenientes das vinhas mais altas de Portugal Continental, traduzindo o seu perfil identitário. 

Os vinhos Quinta da Biaia – Reserva, com uma imagem mais sóbria, pretendem transmitir a elegância associada à tradição dos melhores vinhos de altitude do Velho Mundo. 

Os vinhos Quinta da BiaiaSingle Vineyard “Fonte da Vila” remetem para as primeiras marcas da presença dos Monges de Cister na região, responsáveis por trazerem a produção de vinho para Portugal. A Fonte da Vila foi construída nessa época no meio das terras da Biaia, pelo que estes vinhos pretendem partilhar toda a História do vinho e dos seus artesãos no terroir da Beira Interior. 

O Quinta da Biaia Late Harvest, com a cor do rótulo e o perfil da garrafa, remete para a origem das uvas deste vinho, provenientes de solo argilo-limosos, e para o seu perfil de elegância.