É de ovelha, amanteigado e é produzido pela Queijaria Monte da Vinha, do Vimieiro. E recebeu uma medalha de ouro nos World Cheese Awards, em Itália, sendo distinguido entre 3804 queijos, de 42 países.

O queijo de ovelha amanteigado da Queijaria Monte da Vinha, no Vimieiro (Alentejo), de 70 gramas, é 100% artesanal - constituído apenas por leite cru de ovelha, sal e cardo e foi eleito em sistema de prova cega, tendo sido o único queijo português distinguido, entre outros portugueses a concurso.

Um júri composto por mais de 300 membros - entre especialistas, ‘experts’ e críticos gastronómicos – provou quase 4 000 queijos em dois dias, concentrados em 84 mesas. “Quando percebi que o meu queijo era o único com a distinção “Gold” na mesa, fiquei muito emocionada”, confessa Joana Garcia, a fundadora da queijaria com uma equipa 100% feminina, que lidera desde 2004.

A ex-advogada, que mudou de vida há 15 anos, refere que o leite cru de ovelha tem de ser de alta qualidade, sendo ainda utilizado o cardo, um coagulante vegetal. A cura é outro elemento fundamental. As câmaras de maturação dos queijos têm condições de humidade, ventilação e temperatura ideais, que tentam replicar as condições ideais na Primavera.  

Os queijos artesanais podem ser encontrados na Classe executiva da TAP, e em restaurantes como a Tasca da Esquina, do chef Vítor Sobral, Tapisco, de Henrique Sá Pessoa, o Fialho, em Évora, entre outros.

Atualmente, a Queijaria Monte da Vinha, que está aberta o ano inteiro, produz cerca de 6000 queijos por semana, exportando cerca de 20% da sua produção.

Como tudo começou

Em 2004, Joana Garcia deixou de estar satisfeita com a profissão de advogada e o pai, natural do Vimieiro, “terra de queijeiros”, sugeriu que produzisse queijo com o leite de 500 ovelhas criadas pelo irmão.

Sem experiência no assunto, Joana investiu dez meses a experimentar – e a deitar muito leite e queijo fora - antes de conseguir diferenciar-se. Decidiu fazer queijos de dimensões menores (125 g e 70g) e de pasta muito amanteigada.

Com uma equipa de sete mulheres, produz queijos amanteigados, de meia cura e de pasta dura. Mas é provavelmente o seu queijo amanteigado de ovelha o mais único de todos.