Numa organização conjunta da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) e da Confraria Enófila de Nossa Senhora do Tejo, a cidade de Tomar recebe a 19 de junho, a XI edição da ‘Gala Tejo’. A cerimónia de 2021 traz novidades, no formato e nos premiados.

No Hotel dos Templários, a ‘Gala Tejo’ vai acontecer durante a tarde, com cocktail nos jardins, seguido da cerimónia de anúncio e entrega de prémios e de um jantar volante, também em espaço exterior. Serão revelados os vencedores do ‘Concurso Vinhos do Tejo’ e os galardões de Empresa Dinamismo, Empresa Excelência, Enólogo do Ano, Prémio Carreira e, em estreia este ano, Prémio Sustentabilidade.

Em vez dos habituais vencedores do Tejo Gourmet, cuja realização passou a ser bienal, na Gala deste ano vão ser entregues prémios a três iniciativas debutantes: o ‘Concurso de Fotografia Vinhos do Tejo’, que decorreu em 2019 e cujos vencedores já são conhecidos, mas falta levar os “fotógrafos” ao palco para receberem os prémios; o ‘Tejo Academia’, que tem como objetivo formar e avaliar restaurantes da região, na comida e na relação com o vinho, destacando aqueles que têm melhor mise en place, espaço, empratamento, atendimento, harmonização vínica, serviço de vinhos, carta de vinhos, prova teórica e prova prática, a que estão submetidos durante a formação; e o ‘Tejo Anima’, vertente que premeia o território e as suas valências de lazer, sendo, por isso, promovido pela Rota dos Vinhos do Tejo. Neste caso, há sete categorias: alojamento em turismo rural; empresa de animação turística; enoturismo; natureza; património e oferta cultural; e tradições.

A XI edição do ‘Concurso Vinhos do Tejo’, que teve nesta edição a mais concorrida de sempre, contou com 195 participações. As provas, em regime de prova cega, decorreram no Hotel dos Templários, durante os dias 13 e 14 de maio, perante uma comitiva alargada de jurados, composta por sommeliers, wine educators, jornalistas, bloggers de vinhos, assim como enólogos e representantes de algumas câmaras de provadores, da CVR Tejo e outras regiões vínicas do país.