A APENO - Associação Portuguesa de Enoturismo acaba de lançar um clube para os apreciadores de vinho e enoturismo.  

Lançada oficialmente a 9 de Julho de 2020, a APENO conta já com 52 associados, entre os quais os maiores produtores de vinho de cada região, que já perfazem mais de 40% da faturação do vinho a nível nacional. «Estamos muito satisfeitos, todos os dias recebemos novos pedidos de inscrição de empresas que se querem associar, principalmente produtores de vinho, mas também empresários em nome individual, agências de viagens, empresas de lazer e agora também estamos a receber pedidos de informação de restaurantes e hotéis que tratam o vinho de uma forma especial», revela Luís Sá Souto, Vice- Presidente da APENO.

E continua: «No meio destes pedidos de informação, chegam-nos também muitos pedidos de apreciadores de vinho que gostariam de associar-se, mas não podem ser aceites porque somos uma associação empresarial e não um clube. No entanto, não os quisemos deixar de fora e pareceu-nos uma excelente ideia criar um clube de apreciadores de vinho, enoturistas convictos, que vão certamente usufruir, apoiar e ajudar a dinamizar os enoturismos nacionais», remata.

Assim, o Clube do Enoturismo foi pensado para reunir enófilos que gostem de comer e beber bem, viajar e aprender mais sobre vinho e enoturismo. «Neste clube, vamos organizar viagens de enoturismo, eventos, provas de vinho, cursos de formação, ter cabazes personalizados e obter descontos em várias empresas parceiras. Um leque de vantagens que vai descobrir muito em breve» diz ainda Luís Souto que explica que um associado será sempre um associado, algo completamente diferente de um sócio do clube que, apesar de ter benefícios por pertencer ao mesmo, «não terá voz nas reuniões empresariais da Associação nem direito a voto nas assembleias gerais, por exemplo». Além disso, o clube terá uma gestão autónoma liderada por Luís Sá Souto e Salvador Salazar Leite, atuais vice-presidentes da APENO.

Para já, enquanto a pandemia não o permitir, o Clube lançou já as pré-inscrições, que poderão ser feitas através de um pequeno formulário no site da APENO   https://enoturismodeportugal.pt/clube/.