“Mulheres à Volta do Vinho” é uma iniciativa da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) para celebrar o Dia Internacional da Mulher, que se assinala esta segunda-feira, 08 de março.

A iniciativa tem início às 17h00 e conta com a presença de Cecília do Carmo, produtora na Adega do Montado, Sandra Gonçalves, enóloga do Dona Maria Wines, e Maria Manuel Pica, diretora de exportação na Quinta do Paral.

 “Esta é uma data a assinalar pelo importante papel que a mulher tem na nossa sociedade. Aproveitando a efeméride, a CVRA tenta cativar o público feminino sobre o tema vinho, produto este que vive muito de sensações e em que, muitas vezes, é a mulher a decisora sobre o que comprar ou escolher. Também no sector, vemos cada vez mais mulheres em lugares de direção, o que evidencia as capacidades de liderança, de decisão e planeamento estratégico. Não tenho dúvidas em afirmar que o setor do vinho está mais rico pela presença de um maior número de mulheres.” avança Francisco Mateus, presidente da CVRA.

 A sessão gratuita vai focar-se no percurso académico e profissional das três mulheres que são rostos de referência na produção de vinho alentejano, e está inserida num conjunto de webinars que a CVRA tem vindo a desenvolver desde o dia 26 de fevereiro e que vão culminar no dia 31 de março, colocando em cima da mesa temas que vão desde as provas de vinho, o enoturismo, a sustentabilidade e o todo o processo de criação de vinhos, desde a uva à garrafa.

 Até à data de encerramento das iniciativas estão ainda agendados três webinars: “Sustentabilidade: o Futuro dos Vinhos” (18 de março, pelas 15h00); “Da Uva à Garrafa” (25 de março, às 15h00); e, finalmente “Oportunidades de mercado do Vinho no Brasil” (31 de março).

A programação completa pode ser conhecida no site (https://www.vinhosdoalentejo.pt/) ou redes sociais dos Vinhos do Alentejo.

As sessões decorrem através da plataforma Zoom e são limitadas a 100 participantes. No caso de se exceder o número de inscrições será possível assistir, em direto, através do canal de YouTube dos Vinhos do Alentejo.

 
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é responsável pela proteção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade.