#semdesperdiciosaibem é o nome de uma série de quatro episódios que tem como protagonista o chef Kiko. O objetivo? Mostrar como se pode dar uma segunda vida aos alimentos que sobram.

O desafio partiu da Pescanova, que quer ser mais ativa contra a atual realidade de desperdício de cerca de um terço de toda a comida produzida no mundo. As previsões apontam para que esse número aumente para o dobro até 2025.

Documentadas em formato vídeo, estas receitas irão para o ar nos canais digitais jpara ajudar os consumidores a serem mais criativos no aproveitamento dos produtos Pescanova.

Desde uma Salada de Salmão, a um Wrap de Pescada, passando ainda por um Folhado de Pescada e terminando num Nasi Goreng com Bacalhau, ideias não faltam para reaproveitar algo que sobrou do almoço ou jantar do dia anterior.

De acordo com a Ana Vicente, Diretora de Marketing da Pescanova, “o compromisso do nosso Grupo com a temática do desperdício alimentar vai mais longe do que apenas na reutilização de produtos já cozinhados, estando também presente desde logo no primeiro passo da nossa cadeia de distribuição quando, por exemplo, utilizamos sensores específicos nas redes de pesca para minimizar potenciais danos ao pescado.

 

Assim, tanto a bordo, como posteriormente em fábrica, trabalhamos para aproveitar ao máximo as matérias primas nos processos de corte e filetagem, nas linhas de seleção e produção, reduzindo ao máximo as perdas por produto não-conforme, e inclusivamente introduzindo soluções de economia circular para os subprodutos gerados.

Finalmente, trabalhamos em inovação de produtos e embalagens, adequando os formatos às necessidades dos consumidores, oferecendo doses individuais e familiares.”

Pode encontrar toda a inspiração de que necessita para dar uma segunda vida aos alimentos em www.pescanova.pt/receitas ou ainda no Instagram da Pescanova.