Os Embaixadores do “Portugal Sou Eu”, Luís Buchinho e Júlio Magalhães, estiveram na 3ª edição do Porto Wine Fest. No festival de promoção do Vinho do Porto, que está a decorrer na Ribeira de Vila Nova de Gaia, entre os dias 16 e 20 de Julho, os embaixadores mostraram os dotes culinários.
No primeiro dia do PWF, 16 de Julho, o estilista português participou na acção “Chef Inesperado”. Ajudado pelo Chef Álvaro Costa, Luís Buchinho preparou uma salada, confecionada com produtos com o selo “Portugal Sou Eu”. “É bom saber que na qualidade de Embaixador consigo contribuir um pouco para melhorar a competitividade das empresas portuguesas, combater o desemprego e incrementar o crescimento da economia do nosso país", esclareceu Luís Buchinho, no final da acção.
No dia 17, segundo dia do PWF, o “Portugal Sou Eu” contou com a presença do jornalista Júlio Magalhães que também participou na acção “Chef Inesperado”. No final da inesperada participação culinária, Júlio Magalhães confessou que esta ação do “Portugal Sou Eu” foi um momento especial e também muito divertido, mas que tem um fim muito claro e importante: aumentar a notoriedade dos produtos portugueses. “Como Embaixador do “Portugal Sou Eu” consigo, de uma forma ativa, dar o meu contributo para sensibilizar os portugueses para a importância de consumir produtos com o selo “Portugal Sou Eu””, acrescentou Júlio Magalhães.
Para o último dia do PWF (20 de julho), o “Portugal Sou Eu” convidou a Chef Justa Nobre, também Embaixadora do programa e uma referência na gastronomia portuguesa. Pelas 18 horas, a Chef vai partilhar a sua experiência, dando uma aula prática para todos os visitantes do evento. A receita, ainda guardada no “segredo dos deuses”, irá ser preparada com produtos com o selo “Portugal Sou Eu”. Nesta aula, a Chef de origem transmontana não vai esquecer o propósito do Porto Wine Fest e irá preparar a iguaria com um Vinho do Porto.
Para além de Justa Nobre, Júlio Magalhães e Luís Buchinho, o “Portugal Sou Eu” tem como Embaixadores várias figuras públicas de diversos quadrantes da sociedade portuguesa: Carlos Coelho, Carolina Piteira, Cláudia Vieira, Cristina Ferreira, Cuca Roseta, Fernanda Freitas, Fernando Gomes, Henrique Sá Pessoa, João Manzarra e Luís Onofre.
O programa “Portugal Sou Eu” foi lançado em Dezembro de 2012 pelo Governo de Portugal para melhorar a competitividade das empresas portuguesas, promover o equilíbrio da balança comercial, combater o desemprego e contribuir para o crescimento sustentado da economia. Até ao momento estão qualificados com o selo “Portugal Sou Eu” mais de 2000 produtos que, no seu conjunto, representam um volume de negócios agregado superior a mil milhões de euros. A grande maioria dos produtos tem patentes e/ou marcas registadas e 73 por cento integra o setor alimentar e bebidas. No portal www.portugalsoueu.pt estão registadas mais de 1044 empresas nacionais, cujos produtos estão em processo de qualificação.
A iniciativa tem financiamento do programa Compete e é gerida por um órgão operacional, formado pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), Associação Industrial Portuguesa-Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI), Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, IP, a quem compete coordenar este mesmo órgão.