OIPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo organiza, no dia 9 de janeiro de 2025, a IPDT Tourism Conference, sob o tema "Turismo em Portugal: Estratégias para Liderar em 2025".
O evento, que ocorrerá no Hotel Solverde, em São Félix da Marinha, Vila Nova de Gaia, entre as 14h00 e as 18h00, reunirá o secretário de Estado do Turismo e vários stakeholders do setor para debater o estado atual e as perspetivas do turismo nacional.
A conferência será aberta por Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, às 14h00, seguido por intervenções de líderes institucionais e empresariais, como Manuel Violas (Grupo Solverde), Eduardo Vítor Rodrigues (Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia), Luís Pedro Martins (Associação de Turismo do Porto e Norte), Jorge Costa (IPDT) e Francisco Calheiros (Confederação do Turismo de Portugal).
Às 14h30, Jorge Costa apresentará a edição especial de 2025 do Barómetro do Turismo do IPDT, que destacará tendências e propostas para o setor. Em seguida, uma mesa-redonda reunirá Carlos Abade (Turismo de Portugal), Cristina Siza Vieira (Associação da Hotelaria de Portugal) e Nuno Costa (ANA – Aeroportos de Portugal) para discutir estas tendências.
Às 16h00, Mónica Montenegro, diretora executiva do IPDT, apresentará o guia prático “Gestão Eficiente de Destinos Turísticos”, que propõe ações concretas para criar destinos equilibrados em termos económicos, ambientais e sociais. O tema será debatido por Berta Cabral (Governo dos Açores), Catarina Santos Cunha (Câmara Municipal do Porto), Mafalda Magalhães (Museu do Futebol Clube do Porto) e Margarida Belém (Câmara Municipal de Arouca).
A partir das 17h00, Jorge Costa apresentará a edição 2025 do Anuário do Turismo, que compila artigos de opinião, entrevistas e análises, refletindo sobre o ano de 2024 e antecipando as tendências para 2025.
A participação na IPDT Tourism Conference é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia e limitada à lotação do espaço. Os interessados poderão inscrever-se para acompanhar as discussões e as propostas que definirão o futuro do turismo nacional.