A Danone está focada na transformação sustentável do seu modelo agropecuário, com ênfase em reduzir o impacto ambiental.

Para partilhar os principais marcos alcançados nos últimos anos, assim como os planos atuais e futuros no caminho para um modelo agroalimentar mais sustentável, a Danone reuniu em Valência, na mencionada vacaria de produção de leite More Holstein,  instituições e representantes do setor público e privado espanhol, contando com a presença de Begoña García Bernal, Secretária de Estado da Agricultura e Alimentação, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pescas em Espanha, e do Presidente do Governo Autónomo Valenciano, Carlos Mazón.

Nos últimos anos, a empresa alcançou marcos significativos e estabeleceu planos futuros para um modelo agroalimentar mais sustentável. A Danone conseguiu reduzir em 20% as emissões de CO2 dos seus produtos lácteos e visa uma redução de 37% até 2030.

A transformação estratégica inclui cinco eixos: exploração agropecuária com menos emissões de CO2, novas embalagens 100% recicláveis, uso de energia renovável, desperdício zero e nutrientes essenciais de alta qualidade. A More Holstein, parceira da Danone, foi a primeira exploração agropecuária da Europa a obter a certificação B Corp, refletindo um compromisso com normas rigorosas de desempenho social e ambiental.

"O iogurte do futuro é saudável e sustentável porque menos é mais: menos impacto ambiental, mais nutrição. Para a Danone, cuidar das famílias e fornecer os melhores produtos para as pessoas e para o planeta é o que importa, e isso começa no campo, nas nossas quintas familiares. Porque quanto mais saudáveis são as nossas vacas, mais nutritivo será o nosso iogurte. É um processo que percorre toda a nossa cadeia de valor até chegar aos lares", explica Silvia Canals, Diretora de Sustentabilidade da Danone Ibéria.

O progresso deve-se à gestão eficiente das vacas, manejo de estrume, alimentação de proximidade e inovações em metano e digitalização. A empresa também é a primeira do setor alimentar com planos de redução de gases de efeito estufa aprovados pelo SBTi e um compromisso alinhado com o Global Methane Pledge da COP26.