O projeto Local Stars, desenvolvido pelo The Art of Tasting Portugal (TAOTP) em parceria com a TAP Air Portugal, acaba de apresentar os seis novos chefs e produtos, que vão estar a bordo na classe executiva dos voos de longo curso da companhia aérea.

Os chefs que se seguem são Arnaldo Azevedo, André Cruz, Rodrigo Castelo, Carlos Afonso, Alexandre Silva e Rui Paula, que vão apresentar a região e um dos produtos mais emblemáticos no seu trabalho, através de um menu de autor exclusivo, que vai ser servido durante dois meses.

“A TAP tem um papel fundamental na promoção de Portugal e, no caso do projeto Local Stars, em levar a gastronomia portuguesa ao Mundo. Os clientes que viajam em classe Executiva em voo de longo curso, à saída de Lisboa, terão uma experiência gastronómica exclusiva, e variada ao longo deste próximo ano, experiência essa que valoriza o que é português”, afirma Catarina Indio, Head of Inflight and Ground Product.

TAOTP2024

“A continuidade deste projeto, com mais este ano em que a parceria entre o The Art of Tasting Portugal e a TAP Air Portugal se reforça, vem comprovar a importância da gastronomia na promoção do país enquanto destino de qualidade e com uma oferta singular. Esta parceria que começa a bordo, com o menu da classe executiva, e se prolonga no território com as experiências desenvolvidas em cada região, é um forte motivo para viajar por Portugal”, refere Patrícia Dias, uma das fundadoras do The Art of Tasting Portugal. 

“O balanço do primeiro ano desta parceria foi muito positivo, sendo que ter a companhia aérea nacional associada à nossa empresa The Art of Tasting Portugal é uma enorme confirmação do sucesso deste produto turístico que comercializamos através do nosso site”, acrescenta Adriana Fournier, fundadora do The Art of Tasting Portugal.

 A iniciativa começa em março e abril, com destaque para a cidade Invicta e a carne maronesa, pelas mãos do chef Arnaldo Azevedo. Em maio e junho, o Local Stars desce até à Península de Setúbal, com o chef André Cruz, que irá desenvolver um menu que integra o Moscatel de Setúbal. Segue-se a região da Lezíria do Tejo que, através da criatividade do chef Rodrigo Castelo, traz o lagostim do rio. Os chefs Carlos Afonso, Alexandre Silva e Rui Paula, fecham os últimos seis meses do projeto, com sabores do Alentejo, Centro Oeste e Douro, respetivamente.

A Cateringpor será a responsável pela produção dos menus de autor, confecionando os pratos mediante a receita, prova e validação dos vários chefs envolvidos. O projeto tem ainda como objetivo a integração de ingredientes locais e preferência na escolha de fornecedores das respetivas regiões em destaque.

 Estão, também, disponíveis a bordo conteúdos de vídeo alusivos ao projeto em todos os ecrãs, onde o chef dos respetivos meses se debruça sobre o produto regional, região e produtor em destaque e a receita em vigor. Os passageiros podem saber mais sobre o The Art of Tasting Portugal e esta iniciativa, bem como adquirir a experiência desenvolvida, no website do TAOTP e nos canais digitais Miles&Go e Portugal Stopover da TAP.

O The Art of Tasting Portugal visa promover o país enquanto destino gastronómico de alta qualidade, através do mapeamento dos elementos únicos de cada região e de experiências turísticas gastronómicas.