O Chefs On Fire regressa à FIARTIL, em Cascais, entre 8 e 10 de setembro, e este ano conta com o apoio Jameson Black Barrel.

Durante os três dias do Chefs on Fire haverá a presença de nomes relevantes como o de Alexandre Silva, Bruno Caseiro e Vítor Adão, a criar pratos de carne, enquanto João Magalhães e Tiago Penão ficam com as opções de peixe. David Jesus trará maestria aos pratos vegetarianos, e Andreia Moutinho assumirá as sobremesas. A música entrará em cena com concertos de D’Alva, Moullinex △ GPU Panic, Velhote do Carmo e Pedro Mafama.

No segundo dia é a vez de Gil Fernandes, André Magalhães e Hugo Candeias nas opções de carne, enquanto Marta Figueiredo e Ricardo Ferreira destacarão os pratos de peixe. João Sá e Tiago Feio liderarão a área vegetariana, com Fábio Quiraz a cuidar das sobremesas. A atmosfera musical fica a cargo de A Garota Não, Cláudia Pascoal, Tiago Bettencourt e Mirror People.

O festival encerra no terceiro dia com pratos de carne de chefs como António Loureiro, Carlos Teixeira e Marlene Vieira, enquanto Paulo Alves e Vasco Coelho Santos surpreenderão com as opções de peixe. Os chefs Diogo Formiga e António Galapito trarão a sua visão para a área vegetariana, com as sobremesas sendo preparadas pela Chef Natalie Castro. O evento terá concertos de Nena, Beatriz Pessoa, Benjamim e Samuel e Deixem o Pimba em Paz.

O Palco Espanha é uma das grandes novidades da 5ª edição do Chefs On Fire, com a Chef Begoña Rodrigo, proprietária e Chef executiva do restaurante La Salita (com 1 estrela Michelin), eleita Chef do Ano em 2014 e vencedora da primeira edição do programa Top Chef em Espanha.

No dia 9 de setembro, o Chef Rafa Zafra, que se destacou como Chef executivo do Heart Ibiza (com 1 sol no Guia Repsol) e que lidera agora os projetos Estimar em Barcelona e Madrid e Casa Jondal em Ibiza, trará o seu talento à cozinha.

O último dia do Chefs On Fire será encerrado pela dupla do Chef Rafael Panatieri e do Chef Jorge Sastre do restaurante Brabo e da Sartoria Panatieri - premiada no 50 Top Pizza em 2023 como a melhor pizza da Europa.

Envelhecido em barricas duplamente tostadas, Jameson Black Barrel incorpora o elemento do fogo na essência do sabor, conferindo-lhe notas de caramelo e carvalho tostado. Ambos, o whiskey e o festival, partilham o fogo como elemento essencial na sua trajetória, desde a criação do sabor até à confeção artística dos pratos.

Foi criada uma carta de cocktails exclusiva para o evento, onde cada cocktail apresentado é criado para complementar uma ampla variedade de pratos. Jameson Black Barrel Sour, por exemplo, é uma escolha para harmonizar com pratos de peixe, enquanto Jameson Black Barrel Irish Paloma destaca-se para acompanhar pratos de carne. E para os apreciadores de pratos vegetarianos, Jameson Black Barrel Apple Highball promete a frescura da maçã verde, com sumo de lima e ginger beer. Já o Jameson Black Barrel Smoked Old Fashioned é ideal para acompanhar sobremesas.