O café é uma das bebidas mais consumidas em Portugal e um estudo desenvolvido pela Pocket Coffee mostra que juntar chocolate ao café é amplamente aceite pelos portugueses, sendo que 3 em cada 4 gosta da ideia, ainda que apenas 25% consuma a combinação.

Uma outra conclusão do estudo ‘Hábitos de Consumo de Café em Portugal’ mostra que em média são bebidas 2,42 chávenas de café por dia, em diferentes horários e na maioria das vezes com o propósito de ficar com uma sensação de energia.

Do total de mil pessoas inquiridas, de diferentes géneros, faixas etárias, zonas do país e ocupações, 57% sente-se muito enérgico, enquanto os que indicaram sentirem-se cansados (25%) revelam que sente uma maior necessidade de energia à tarde (33,9%), seguindo-se os períodos da manhã (30,8%) e depois do almoço (29,5%). A tarde é o período mais referido pelos homens, enquanto a manhã é mais mencionada pelas mulheres.

O Pocket Coffee, do Grupo Ferrero, é um bombom que combina chocolate preto e café 100% Arábica. Foi comercializado pela primeira vez em 1968 em Itália, um país muito ligado ao consumo de café. É um produto distribuído em supermercados e hipermercados e vendido internacionalmente, e é descontinuado nos meses mais quentes para preservar a sua alta qualidade.