No próximo dia 5 de setembro, a empresa municipal Cascais Ambiente, volta a promover a vindima comunitária no concelho.

O objetivo é promover a agricultura urbana biológica junto da comunidade do município, e envolver os munícipes no processo de recuperação do Vinho de Carcavelos.

Todos estão convidados a fazer a colheita das uvas nas terras do Mosteiro de Santa Maria do Mar, localizado em Sassoeiros, no concelho de Cascais. Nesta vinha, com aproximadamente 2,7 hectares, o modo de produção é biológico, aliado à prática de uma agricultura regenerativa, de forma a melhorar o potencial enológico do Vinho de Carcavelos, produto que tem vindo a ser recuperado no concelho de Cascais. Neste local, todos os participantes inscritos poderão vindimar entre as 17h00 e as 20h00 do dia 5 de setembro, apanhando as uvas que virão a dar origem ao vinho generoso.

 Após a vindima - aberta ao público -, os participantes poderão usufruir de um sunset no Mosteiro de Santa Maria do Mar, das 20h00 às 22h00, com direito a senhas para comida e bebidas. A organização terá à disposição diversas opções, nomeadamente porco no espeto e sanduíches vegetarianas, e bebidas do Cartiço Bar, wine bar de Carcavelos que se junta à iniciativa. Para acompanhar os petiscos, há ainda um DJ convidado de música popular portuguesa para animar o final de dia.

 “Esta ação, inserida no âmbito do trabalho de recuperação do Vinho de Carcavelos, levado a cabo pela Câmara Municipal de Cascais, tem como propósito juntar a comunidade para vindimar na vinha do Mosteiro de Santa Maria do Mar, sensibilizando, simultaneamente, para a agricultura regenerativa, uma prática fundamental no plano da sustentabilidade”, refere André Miguel, responsável pelo projeto Terras de Cascais. “Convidamos todos para participarem nestas vindimas comunitárias e, mesmo quem não se junta a nós na colheita, pode vir ao convívio com petiscos, a partir das 20h00. O arraial, que se realizará depois da colheita das uvas, contará com a presença do Executivo e da Administração da Cascais Ambiente, acrescenta o responsável.

 As vagas para esta edição da Festa da Vindima são limitadas e os interessados poderão inscrever-se através de um formulário disponibilizado pela organização.