O Barómetro FOOD 2024, promovido pela Edenred e parceiros, revelou que 88% dos portugueses estão focados em adotar uma alimentação saudável, com a saúde a ser a principal motivação para essa mudança.
No entanto, a gestão do orçamento familiar é um desafio, com 51% dos inquiridos preparados para cortar nas despesas com alimentação devido ao aumento dos preços dos alimentos. Cerca de 48% dos portugueses indicam fazer entre 7 a 14 refeições saudáveis por semana.
O estudo também mostra que 83% dos portugueses esperam que os restaurantes ofereçam refeições mais saudáveis e informem sobre o conteúdo nutricional. Em resposta, 74% dos restaurantes indicam já promover uma alimentação mais equilibrada e 68% dizem incluir pratos vegetais nos seus menus. Contudo, 55% dos estabelecimentos afirmam que oferecer refeições saudáveis é mais caro, embora 38% considerem que as opções saudáveis trazem receitas sustentáveis.
A questão do desperdício alimentar é igualmente uma prioridade, com 98% dos portugueses preocupados com o tema e 79% dos restaurantes já a implementarem medidas para reduzir o desperdício, como parcerias com plataformas e reutilização de ingredientes.
O cartão refeição também tem um papel fundamental na proteção do orçamento alimentar, com 65% dos trabalhadores a considerarem que este aumenta o seu poder de compra. Se o valor do cartão fosse duplicado, 78% dos inquiridos indicam que melhorariam a qualidade das suas refeições.