A Tetra Pak está a colaborar com a Mycorena na construção de uma nova fábrica de produção para fermentação fúngica, direcionada para aplicações alimentares alternativas à base de proteínas.

A nova fábrica, situada em Falkenberg, na Suécia, vai dedicar-se a um produto substituto de carne a partir de cogumelos. A primeira fase inclui produtos à base de carne picada, que servirão como ingredientes para fazer produtos alternativos à carne. Além disso, a Mycorena tem planos para expandir a sua capacidade de produção e ampliar o seu alcance geográfico, abrindo, em breve, novas fábricas na Europa e na Ásia. O objetivo dos investimentos da Mycorena é contribuir para a redução do uso da terra e da água em comparação com as fontes tradicionais de proteína.

Charles Brand, Executive Vice President for Processing Solutions & Equipment, Tetra Pak, explica: “Estamos muito entusiasmados por trabalhar com a Mycorena neste projeto para inovar e avançar na cadeia de fornecimento de alimentos, um projeto que se alinha com todas as três áreas do nosso propósito: proteger os alimentos, as pessoas e o planeta. O processo de fermentação de cogumelos usa microrganismos, potenciais bioprocessos que podem criar proteínas nutritivas de alta qualidade. Estes podem ser pequenos, mas têm o potencial de causar um enorme impacto na construção de um sistema alimentar mais forte e diversificado, construindo um futuro melhor para todos”.

Ramkumar Nair, fundador e CEO da Mycorena, acrescenta: “A fermentação de cogumelos é o futuro da indústria alimentar e estamos orgulhosos em revolucionar este setor. A nova unidade de fermentação é uma fábrica de produção de última geração, dando-nos um plano de tecnologia que será ainda vai ser expandido na Suécia e replicado globalmente. Para uma jornada tão ambiciosa, a Tetra Pak é o nosso parceiro ideal, não apenas pela experiência de ponta no processo, mas também porque temos uma ambição partilhada de desenvolver uma cadeia de fornecimento de alimentos mais sustentável”.

A fermentação de cogumelos é uma das vertentes inovadoras do processamento de alimentos, a partir de processos naturais e tradicionais, usando a microbiologia para converter micro-organismos em pequenos centros de produção que produzem produtos com alto teor de proteína, incluindo alternativas a carne, frutos do mar e produtos lácteos. Estes processos também servem para melhorar a textura e o sabor dos alimentos proteicos tradicionais à base de plantas.