É em Lisboa, na Avenida Elias Garcia, que pode encontrar o novo restaurante do chef Alexandre Silva. FOGO é um espaço onde todos os pratos são confeccionados com lenha, no forno, na grelha, no espeto ou no tacho.

“Sempre tive a necessidade de ter um restaurante mais próximo das minhas origens, mais próximo do conforto que a cozinha me traz”, explica Alexandre, para quem a tradição de cozinhar com fogo “nos representa enquanto povo”.

Da equipa residente fazem parte Manuel Liebaut e o sous-chef Ronald Sim (ex-Burnt Ends, considerado o melhor restaurante de fogo do mundo).

“Vamos trabalhar só com produto nacional e biológico, pequenos produtores, mas não vamos ter nada fixo, porque não queremos ficar agarrados ao mau produto, queremos ficar agarrados à estação e ao que de melhor existir no mercado”, assegura Alexandre Silva. 

Isso significa que haverá regularmente novidades na carta, que podem ir da chanfana aos animais inteiros assados no espeto, mas também a sugestões mais autorais.

A cozinha é aberta para todos os clientes acompanharem a ação em redor das chamas assim como o bar, onde o barman João Bruno estará responsável pela criação dos cocktails.

Na sala, todas as operações são comandadas por Francisco Oliveira, que acumula as funções de chefe de sala e escanção. Um dos elementos-chave da equipa do FOGO, o ex-sommellier do restaurante Eleven e do hotel Penha Longa conta com uma garrafeira que abarca mais de 180 referências de vinhos, todos de produção nacional.