A poucos metros do Castelo de São Jorge, em Lisboa, inserido no Palácio Belmonte, no número 12 do Pátio de Dom Fradique, o restaurante Grenache está a agitar a capital.

A haute cuisine francesa, com uma fusão dos sabores e texturas, são o foco dos pratos artísticos preparados pelo chef Philippe Gelfi.

Grenache é uma casta tinta que foi introduzida na zona de Avignon, mais precisamente em Châteauneuf-du-Pape, no século XIX, e onde hoje em dia é a casta mais utilizada. É também a região de origem do chef.

Após um percurso que levou Philippe Gelfi a trabalhar em casas como o restaurante Christian Etienne, com uma estrela Michelin, em Avignon, o grupo Pierre Sang em Paris e o restaurante do Hotel La Réserve em Paris, com duas estrelas Michelin, o chef procurou alargar os seus horizontes.

Convidado por Frédéric Coustols, proprietário do Palácio Belmonte, para explorar o restaurante do hotel, Philippe e sua equipa abrem as portas do Grenache em maio 2019. Aqui não encontrará uma cozinha tipicamente francesa, mas sim uma cozinha de autor, que segue a sazonalidade dos ingredientes.

Summer menu - Foto de Nelson Garrido

Philippe, cuja ambição é obter uma estrela Michelin com este projeto, explica o conceito de forma simples, “utilizo a técnica e o savoir faire francês e os melhores produtos portugueses”. Quanto ao serviço, é descontraído, lembrando a atmosfera de um bistro.

O menu à la carte propõe quarto entradas, quarto pratos e três sobremesas. Nas entradas destacam-se os raviolis de ricota, alcaparras e azeitonas, tomate cherry e água de tomate e o carpaccio de dourada, supremo de clementina, gel yuzu e vinagrete de citrinos.

Nos pratos principais encontramos o peito de frango cozido a baixa temperatura, cannelloni de curette e queijo de ovelha, molho supremo de estragão, e o lombo de porco preto, textura de batata, molho de carne e anchova.

Existem ainda três sobremesas que incluem um prato de queijo e um de chocolate e lima, gelado de popcorn e pimento, folha de cacau crocante. Quem preferir, pode escolher um dos menus degustação, com seis ou oito pratos. 

Como o nome indica, o vinho é uma parte intrínseca à cultura do Grenache. Com cerca de 100 referências, a carta dos vinhos é um dos destaques do restaurante. Esta propõe uma vasta seleção de vinhos franceses e portugueses, entre os quais encontramos alguns grandes nomes franceses tais como La grange des Pères, Château des Tours d'Emmanuel Reynaud, Lafarge, David Léclapart e Krug. “Somos apaixonados de vinho, daí o nome do restaurante”, explica Quentin, “e pela sua ligação às nossas raízes”.