A Quinta do Soalheiro lançou duas referências de vinho. O SoalheiroGranit 2020 resulta da aposta do Soalheiro na produção de Alvarinho de montanha, e que tem na Branda da Aveleira, vinha plantada mais de 1.100 metros acima do nível do mar.

O objetivo é testar a elasticidade e resiliência da casta Alvarinho em altitude, antecipando a evolução das alterações climáticas e do impacto real nas vinhas e na produção de vinho.

A outra referência é o Soalheiro Germinar Loureiro 2020, feito à base de uma casta que até então era apenas conjugada em blend com Alvarinho, que surge de uma vinha escolhida com mais de 30 anos e está localizada numa pequena parcela que produz uvas de Loureiro em pouca quantidade, mas com um aroma floral muito particular, acidez vincada e uma concentração de sabores minerais distinta.

Soalheiro Germinar

Luís Cerdeira, enólogo do Soalheiro, explica a aposta. “Já conhecemos a casta Loureiro deste 2007 e até à data tem sido utilizada no lote com o Alvarinho num dos vinhos mais acarinhados – o Soalheiro ALLO. Com este novo vinho de Vinhas Velhas, além de querer inovar e sair da nossa zona de conforto que é o Alvarinho, queremos valorizar um novo território para o Loureiro que, apesar de estar desde sempre ligado a esta casta através de um dos mais bem-sucedidos projetos de emparcelamento em Portugal, não tem sido associado à sua divulgação e afirmação a nível nacional e internacional.”

O novo monocasta nasce como uma evolução do projeto social Germinar, promovido pelo Soalheiro em parceria com um viticultor de profissão e assistente social de formação, que aplica todos os seus conhecimentos na integração de pessoas com dificuldades no trabalho na vinha, de forma a promover a sua autoestima e o seu desenvolvimento cognitivo e profissional.