A 13 de junho, Dia de Santo António, a Tasca da Esquina celebra 11 anos e Vítor Sobral aproveita a ocasião para apresentar o projeto das conservas Varina.

São 7 conservas de sardinhas, cada uma com “um azeite de assinatura” criado por 7 cozinheiros nacionais: João Rodrigues, Henrique Sá Pessoa, Bertílio Gomes, Diogo Rocha, Noélia Jerónimo, Rui Paula, e o próprio Vítor Sobral.

“Este ano, como sempre - mas mais do que nunca -, é importante celebrarmos Portugal, os produtos portugueses, as nossas tradições, as Quinas”, afirma Vítor Sobral.

Todas as semanas, a partir de 20 de junho, as sete conservas serão oferecidas com o Jornal Público, numa distribuição de 30 000 por semana, num total de 210 000 latas.

A primeira, a ser distribuída no dia 20, foi criada pelo chef Vítor Sobral e é uma conserva de “Sardinha com azeite de manjericão, pimenta da Jamaica e pau de canela”. Segue-se a “Sardinha com Tomilho Limão”, da autoria de João Rodrigues, uma outra de “Sardinha com Salsa, Hortelã-menta, cardamomo verde e pimenta rosa”, criada por Rui Paula, e uma outra de Bertílio Gomes, de “Sardinha com orégãos e pimenta chilli picante”. Noélia Jerónimo junta-se a este lote com uma conserva de “Sardinha com orégãos e gengibre, grão de pimenta preta e coentro”, Diogo Rocha aposta na frescura com uma conserva de “Sardinha com hortelã verde, cardamomo verde e malagueta”, e Henrique Sá Pessoa surpreende com a combinação da sardinha e do manjerico.

O azeite das conservas é Oliveira da Serra, as ervas aromáticas são da ‘Aromáticas Vivas’ (Viana do Castelo), as especiarias são da Rota das Índias. Os molhos são desenvolvidos na Paladin (Golegã) e a Fábrica de Conservas Portugal Norte (Matosinhos) fornece as sardinhas, de origem portuguesa.