A queijeira Joana Garcia, proprietária da Queijaria Monte da Vinha, no Vimieiro, Alentejo, vai doar 2647 queijos artesanais de meia cura ao pessoal médico de três hospitais do país.

A doação, que ronda o valor de 4000€, chegará aos guerreiros da linha da frente dos hospitais Curry Cabral, em Lisboa, do Hospital de Évora, e do Hospital de S. João, no Porto.

Esta não é a primeira doação que Joana Garcia faz desde o começo da pandemia. No início de abril, ofereceu 1000 queijos – que estavam destinados à Classe Executiva da TAP – à Associação Crescer e ao projeto “É um Restaurante”, que está a confecionar e distribuir 200 refeições para os sem-abrigo.

Depois disto, seguiu-se uma ação de divulgação para tentar escoar a produção de queijos que Joana já tinha em stock – e correu tão bem que gerou encomendas de Norte a Sul do país. Joana Garcia vendeu mais de 11 900 queijos, em caixas de cinco – e por cada caixa vendida,  atribuiu um a esta causa solidária.

“Descobri que as pessoas são muito generosas”, afirma Joana Garcia. “E o melhor de tudo, foi ter conseguido salvar famílias e postos de trabalho. Dei o que tinha – e recebi imenso de volta. Na verdade, tem sido uma experiência humana incrível”, salienta a queijeira.

A queijeira, que em outubro do ano passado viu o seu queijo amanteigado ser considerado um dos melhores do mundo nos World Cheese Awards, em Itália, está satisfeita com o seu contributo e com o desenrolar das coisas, apesar de tudo, neste contexto complexo que é o da pandemia.

 Em 2004, Joana Garcia deixou de estar satisfeita com a profissão de advogada e decidiu dar uma volta à sua vida. Foi o pai, natural do Vimieiro, “terra de queijeiros”, quem lhe deu a dica: por que não aproveitar o facto de o irmão de Joana estar a vender leite de 500 ovelhas para se lançar a fazer queijo?

Sem qualquer experiência no assunto, Joana investiu dez meses a experimentar antes de conseguir atingir a sua meta: diferenciar-se. Fazer queijos de dimensões menores (125 g e 70g) e de pasta muito amanteigada são duas das suas características identificadoras.

Com uma equipa de 7 mulheres, produz queijos amanteigados, de meia cura e de pasta dura. Mas é provavelmente o seu queijo amanteigado de ovelha o mais único de todos. “Não se encontram queijos amanteigados de ovelha tão pequenos no mundo”, afirma.