A Quintas de Melgaço lançou uma edição especial do seu primeiro vinho à base de Alvarinho & Chardonnay. Foram lançados apenas 1298 exemplares, no mesmo ano em que comemora 25 anos.

A Quintas de Melgaço, projeto na região dos Vinhos Verdes que junta mais de 500 pequenos e médios produtores do concelho, apresentou o Quintas de Melgaço Alvarinho Chardonnay 2017 (49,90€), primeiro exemplar daquele que será um vinho raro para o produtor, já que apenas será produzido em anos de qualidade excecional e sempre em reduzidas quantidades.

O vinho é uma ambição antiga, resultado de um achado inesperado na adega. Durante a preparação de um lote de Alvarinho, foi realizada uma prova cega para testar a qualidade e evolução dos vinhos em estágio.

Um dos lotes despertou o interesse da equipa de enologia, que se surpreendeu pela elevada qualidade de uma pequena quantidade de Chardonnay, proveniente de uma antiga parcela de um dos sócios do projeto, localizada numa zona de meia encosta, com exposição a poente.

Seguiu-se uma experiência – um blend entre Alvarinho e Chardonnay – na tentativa de perceber de que forma o terroir da sub-região de Melgaço poderia criar um Alvarinho “com sotaque”. A resposta, recorda Pedro Soares, administrador delegado da Quintas de Melgaço, “foi imediata. Somos um dos maiores embaixadores da casta Alvarinho no mundo e não medimos esforços quando o tema é o seu potencial. Vimos uma oportunidade neste lote de Chardonnay e a composição final ficou soberba, superando qualquer boa expectativa”.

O Quintas de Melgaço Alvarinho Chardonnay 2017 estagiou em barricas de carvalho francês durante 18 meses, com movimento regular das borras durante todo o tempo. O resultado é um vinho de cor dourada, com um intenso perfume e toque aveludado.

É ideal como aperitivo ou a acompanhar peixes, marisco, carnes brancas, aves, queijos ou charcutaria. Pode ser consumido já ou guardado, uma vez que o perfil do vinho sugere uma boa evolução em garrafa durante os próximos 6 a 10 anos.

O novo membro da família da Quintas de Melgaço ostenta já a nova imagem que percorre toda a gama, fruto de uma parceria com o Atelier Rita Rovitti – Wine Branding & Design anunciada no início do ano.