Versátil, útil e com muito potencial. É isto que a Porbatata quer comunicar acerca da Batata Portuguesa, com a marca Miss Tata, através de uma nova campanha com receitas em vídeo.

O Chef Leandro Mesquita – Chef executivo do restaurante Di Amici - foi o parceiro eleito para colaborar neste desafio.

“A batata tem a sua origem na América, cruzou os mares para conquistar a Europa, tornou-se uma das bases da alimentação humana e foi uma troca cultural dos povos antigos. É um produto versátil e democrático, conseguimos trabalhar todas as técnicas de cozinha com a batata, pode ser frita, cozida, assada, podem ser feitos purês, pastas, saladas, sopas e outras delícias. Adorei participar neste projeto onde a produtora Carol Thomé ajudou a transformar as ideias em realidade, fazendo com que a Porbatata consiga conquistar o mundo todo com seus valores.” referiu o Chef.

Para confecionar os melhores pratos, foram selecionadas receitas de outros países, estudadas as características das várias batatas portuguesas e adicionados produtos nacionais. O resultado foram seis pratos muito diversificados: Aligot, Bakedpotato, Ghochi, Kartoffelsupp, Tortilla e Salada à Algarvia.

A jornalista de arte e cultura Carol Thomé foi a responsável pela produção dos vídeos – todos eles com menos de dois minutos. “A batata é a rainha da cozinha. Ela une todas as tribos (carnívoros, vegetarianos e veganos), é consumida em todo o mundo e tanto faz cozida ou frita, fica ótima de qualquer jeito. Pode ser servida como entrada, prato principal e até sobremesa, é versátil e agrada a toda a gente. Eu amo batata e por gostar tando desse alimento me senti extremamente feliz em realizar os vídeos de receitas da Porbatata com o Chef Leandro Mesquita. Além dos pratos deliciosos que saíram da nossa cozinha-estúdio, tive a oportunidade de aprender mais sobre os diversos tipos de batata que existem no mercado, suas propriedades e benefícios”, referiu a especialista em gastronomia.

Sandra Pereira, Secretária Geral da Porbatata, sublinha a versatilidade: “Acreditamos que o resultado destes vídeos vai auxiliar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, potencializando a batata portuguesa e ao mesmo tempo captar a atenção de muitos amantes de culinária.”

Em Portugal, o consumo per capita de batata é de 93,6 quilos por ano. Produzida em todo o país, com destaque para as zonas Entre Douro e Minho, Trás-os-Montes, Beira Interior, Beira Litoral, Oeste, Ribatejo, Península de Setúbal e Costa Alentejana, tem uma área ocupada pelo cultivo de 22 mil hectares. A produção média atinge perto de 500 mil toneladas anuais.