A grande final nacional do concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2020 decorre a 30 de junho na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril. O concurso terá início às 10h00 e a entrega dos prémios está marcada para as 17h00.

Depois de três etapas regionais que se realizaram no Porto, em Coimbra e em Setúbal, os seis concorrentes apurados entre centenas de participantes preparam-se agora para disputar o título de Chefe Cozinheiro do Ano.

Durante seis horas, Cristina Fernandes (Restaurante Sála, Lisboa), Flávio Silva (Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra), Hugo Portela (Hilton Porto Gaia, Vila Nova de Gaia), Marco Almeida (Hotel Quinta das Lágrimas, Coimbra), Tiago Lopes (Vila Foz Hotel & Spa, Porto) e Tony Martins (Jase Hotels & Resorts, Porto), terão de confecionar um menu composto por sopa, prato de peixe, prato de carne em tabuleiro e sobremesa. As suas criações serão avaliadas pelo júri do concurso formado por António Loureiro (A Cozinha), Dieter Koschina ( Vila Joya), Henrique Sá Pessoa (Alma), Paulo Pinto e Ricardo Luz (Vencedor da edição 30ª edição do Chefe Cozinheiro do Ano). A presidência do júri está a cargo de António Bóia, do JNcQuoi.

Ao longo do dia acontecerão também demonstrações de cozinha por parte de anteriores vencedores do concurso Chefe Cozinheiro do Ano, como Luís Gaspar, Fernando Cardoso, Hélder Diogo, Rui Martins, André Silva, Igor Martinho, Luís Américo e Ricardo Luz.

Devido ao atual contexto de pandemia, a final do concurso Chefe Cozinheiro do Ano não terá assistência ao vivo, tal como sucedeu nas etapas regionais que se realizaram ao longo de 2020.

A 31ª edição terá transmissão em direto no YouTube e Facebook das Edições do Gosto, organizadora do evento criado em 1990 pela revista Inter Magazine.

Criado em 1990 pela Inter Magazine, o concurso Chefe Cozinheiro do Ano já premiou nomes de referência na cozinha nacional como Henrique Sá Pessoa, João Rodrigues, Vítor Matos, António Loureiro e Luís Gaspar.

A 31ª edição conta com o patrocínio principal da Makro, da Estrella Damm e da Icel. Conta também com o patrocínio do Arroz Bom Sucesso, da Costa Verde, da Lava e da NX Hotelaria e a parceria da Bonduelle, Carne Mertolenga, Dry Ager, Gresilva, Prochef e Rational. O parceiro institucional é a Feira Internacional de Lisboa e o concurso tem ainda o apoio das Escolas do Turismo de Portugal, ACPP, Rede-T, Chaîne des Rôtisseurs e Mar Portuguez.