“Ó Chef!” é o novo projeto do chef Vítor Sobral e de Fátima Lopes, que vai ser transmitido através do YouTube, em véspera de fim-de-semana.

Com base no receituário português, vão recuperar-se algumas receitas que fazem parte do património gastronómico e abordar-se técnicas e segredos para confecionar alguns ingredientes. O programa visa ainda ajudar a evitar o desperdício e aproveitar tudo a que nem sempre se dá a devida importância.

A primeira receita é “Cachaço de porco no forno com pimentão da horta e migas soltas”, mas haverá muitas mais sugestões, ao longo desta primeira temporada de 24 episódios, que incluem pratos como “Galo guisado com tangerina e puré de batata e pêra-rocha”, “Cataplana de polvo, amêijoas, batata doce e poejo”, “Sardinha em conserva, abacate e coentros”, “Arroz de coelho com tomilho limão e espinafres” ou “Robalo de caldeirada com batatinhas novas”.

A ideia nasceu de uma amizade de longos anos, do gosto de ambos em cozinhar, e do tempo que a pandemia ajudou a criar. “Desafiei a minha boa amiga Fátima Lopes para se juntar a mim e, entre tachos e panelas, celebrar a nossa paixão comum pela gastronomia portuguesa, e partilhar receitas e ingredientes que sabem a Portugal”, afirma o chef Vítor Sobral. A apresentadora Fátima Lopes complementa diz que vai ser “capaz de despertar em qualquer um o amor pela cozinha”.

O programa conta com o apoio de marcas como (À Parte) by Biogrape, Adega Mayor, ASPOC - Carne de Coelho, Bacalhôa, Carne dos Açores IGP, Conservas Varina, Delta Slow Coffee, doCampo 100% Bio, DocaPesca, EPAL - Grupo Águas de Portugal, Fumeiro da Gardunha, GelPeixe, Icel, Kenwood & Braun, Magomar, Miele, Nosse Ceramics, Oliveira da Serra, Orivárzea, Pasto Real by Magomar, Paulo Laureano Vinus, Sagres Bohemia, Santa Vitória e Terra do Bacalhau.

Para subscrever o programa, clique aqui.