Apenas três meses depois da criação e lançamento, o festival Arrebita Portugal, organizado por Ana Músico e Paulo Barata, foi distinguido pela Academia Portuguesa de Gastronomia com o Grande Prémio de Gastronomia 2020, por ser “um original e criativo evento que levou a todo o país os nossos melhores chefs”.

“É com enorme orgulho que recebemos este prémio num ano tão desafiante como o de 2020. Este Grande Prémio da Academia Portuguesa de Gastronomia é também uma homenagem a todos os cozinheiros, produtores e empreendedores do sector; é uma homenagem à nossa gastronomia e a uma das áreas mais afetadas desta pandemia”, afirma Ana Músico, CEO da Amuse Bouche.

Criado e organizado pela Amuse Bouche, especialmente para o contexto da pandemia COVID-19, o festival como missão estimular o sector da restauração, a economia, o comércio e os produtores locais, assim como o turismo nacional.

Com caráter itinerante e observando as regras de segurança exigidas pela DGS, o festival começou em Portimão, entre 21 e 23 de agosto de 2020. No Arrebita Portimão, 25 chefs, locais e nacionais de topo ‘invadiram’ as ruas do comércio tradicional da cidade e surpreenderam os visitantes ao servirem comida a partir de lojas de roupa, floristas e barbearias.

A segunda edição aconteceu em outubro em Idanha-a-Nova. O Arrebita Idanha Bio desafiou, num dia, os chefs a cozinharem numa aldeia histórica, com mais de 2 mil anos, e, no outro dia, no Parque Icnológico de Penha Garcia, onde serviram os seus pratos a partir dos moinhos de rodízio milenares.

Cozinheiros como Henrique Sá Pessoa, José Avillez, Alexandre Silva, Rui Paula, José Júlio Vintém e Marlene Vieira, entre outros, uniram-se a dezenas de produtores regionais e colegas anónimos a trabalhar pelo país fora, e arrebitaram as ruas, os hotéis, as lojas e os restaurantes locais. 

O público aderiu em massa, paciente e disposto a esperar, no total respeito e cumprimento das apertadas regras de segurança dos eventos, previamente alinhadas entre a Amuse Bouche e os Municípios, a DGS, a Proteção Civil, os Bombeiros e outras entidades competentes. 

A Amuse Bouche é ainda responsável pela organização de outros eventos internacionais, como o THE POWER OF FOOD, o primeiro live streaming mundial dedicado à grave crise que afeta o sector da restauração, e pelo festival internacional de gastronomia Sangue na Guelra, um marco na história recente da gastronomia nacional.