A Chefs Agency e a Martins Wine Advisor arrancaram com o projeto Wine Hour at Home, para permitir que se aprecie um vinho, em conjunto com outras pessoas, apesar do período de isolamento social. Às 18h00, cerca de duas ou três vezes por semana, um Instagram Live vai permitir aprecisar um vinho e comunicar com os produtores.

A ideia nasceu de uma conversa entre Cláudio Martins, wine advisor, e Adriana Fournier, directora de eventos da Chefs Agency.

"Estávamos no início do período de quarentena do coronavírus, e comentámos que fazia falta um momento social, que poderia ser em torno do vinho, que unisse as pessoas e se focasse em aspetos mais pessoais de produtores, vinhos e enólogos, e não tanto em aspetos técnicos", explica Claúdio Martins.

“Um momento de Wine After Work fazia-nos todo o sentido. Até porque as garrafas de vinho partilhadas são as melhores, e porque estamos mais do que nunca a precisar de momentos de descontração para sobreviver à ansiedade social do momento”, complementa Adriana Fournier, directora de eventos da Chefs Agency.

Serão convidados produtores de vinho, que abrem uma garrafa, provam e comentam, contando também com a participação do ‘wine advisor’ Claúdio Martins e do sommelier Rodolfo Tristão. Os participantes poderão colocar as dúvidas que entenderem ao produtor, partilhar fotografias do que estão a beber, ou seja, partilhar um copo e uma experiência, independentemente do grau de conhecimentos de vinho.

 O evento arrancou ontem com a participação de Dirk Niepoort, em direto da Quinta de Nápoles, no Douro. Em breve espera-se também a participação do produtor Loic Pasquet, de Bordéus (França) ou Dominik Huber, da Priorat (Espanha).

Amanhã,  20 de março, data do próximo Wine Hour at Home, quem pretender pode adquirir vinhos da Niepoort para fazer uma prova coletiva, à distância.