Esta terça-feira chega, pela primeira vez a Portugal, o Giving Tuesday, um movimento mundial iniciado em 2012 que apela ao acto de doar em contraposição com o consumismo desenfreado da Black Friday e da Cyber Monday.

A Oikos, organização não governamental portuguesa (ONG) para o desenvolvimento, associou-se a alguns restaurantes para apelar à solidariedade.

 

“A Oikos trabalha o tema da segurança alimentar e nutricional desde sempre e há alguns anos em Portugal. Para nós, cozinhar também é liderar e por isso há muito que queríamos envolver os nossos chefs e cozinheiros nacionais nas nossas iniciativas”, afirma João José Fernandes, presidente da Oikos.

A organização desafiou vários restaurantes lisboetas a doar 1,50 € por cada cliente no dia 3 de dezembro (um prazo que nalguns casos se prolonga até dia 8 de Dezembro). O valor doado irá apoiar o trabalho feito pela ONG portuguesa em Moçambique.

A Oikos conta com o apoio de 15 restaurantes e da Zomato, cuja lista completa pode consultar aqui. LOCO, Mano a Mano, Avenida SushiCafé, Izanagi, Erva, Essencial e Pigmeu são alguns dos projetos que dão o seu contributo à causa #semearmocambique.


Na sequência da passagem dos ciclones Idai e Kenneth pelo território moçambicano, a Oikos distribuiu alimentos e bens de primeira necessidade a mais de 243 mil pessoas.

O trabalho da organização tem como principal propósito recuperar a produção agrícola do país, garantindo uma solução sustentável a longo prazo.

Durante o mês de dezembro, os restaurantes solidários vão estar em destaque na coleção da Zomato “Giving Tuesday com a ONG Oikos”. São parceiros nesta campanha a Zomato, a Amuse Bouche, a Agência WOP, a Nova Expressão e a webStarter.

Como fazer mais? Aceder a www.oikos.pt/mz e escolher uma das formas de ajuda. A causa pode ainda ser divulgada através das hashtags #semearmocambique #oikos #DaParaMudar #GivingTuesdayPT